A forma como o esporte em Caxias do Sul será retomado começará a ser debatido nos próximos dias. Ainda sem previsão de quando as atividades, competições e treinamentos das diversas modalidades esportivas na cidade serão liberadas, o Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Caxias do Sul, Gabriel Citton, deu início ao projeto de um grupo de trabalho para definir maneiras de encaminhar essa volta.
— Mesmo quando voltar, terá restrições. Seja de treinos, de pais, mães e outras pessoas assistindo aos treinamentos e jogos da base, uma série de fatores. Então faremos um trabalho para que todos tenham a mesma informação. A ideia é dar uma diretriz para o retorno do esporte de Caxias do Sul. Seja agora ou quando voltar — afirma Citton.
Além da Smel, o Grupo de Trabalho de Crise do Esporte e Lazer de Caxias do Sul deve ter a participação do Conselho Municipal do Desporto (CMD), equipes e entidades esportivas, clubes sociais e esportivos, além de entidades de classe serão convidadas e que se dispuserem para ajudar na construção de uma espécie de gabinete de crise do esporte em Caxias do Sul. No entanto, como alerta Citton, o retorno das atividades não será definido pelas autoridades responsáveis até o momento:
— Quem segue definindo quando libera é o Governo do Estado, através das cores das bandeiras das regiões, e o gabinete de crise da Prefeitura de Caxias do Sul. Mas para saber como lidar com isso é que esse grupo estará junto.
O primeiro encontro, segundo a expectativa de Citton, deve ocorrer em no máximo 10 dias. Diversas modalidades serão convidadas para demonstrar sua realidade e para tentar organizar a sequência do ano.
— Já fizemos uma reunião há 10 dias com o futebol amador. Copa União, Copa Caxias, Copa Amizade, Copa Verão, o Campeonato Municipal, entre outros. A ideia era começar a definir como vai ser quando voltar. Se terá a mesma fórmula, se todas vão ocorrer aos mesmo tempo ou não, porque pode correr o risco de faltar jogador para todo mundo. A ideia é conversar com todos — concluiu o secretário.