O São Luiz, de Ijuí, surpreendeu no Campeonato Gaúcho de 2019. Sob o comando do técnico Paulo Henrique Marques, o time do Norte do Estado foi o quarto colocado geral, conquistou vaga na Copa do Brasil e na Série D deste ano. O título do Interior ficou com o Caxias, justamente o adversário da próxima segunda-feira (9), por três pontos de diferença.
Um ano depois, um giro de 180 graus. O rubro é vice-lanterna da competição, começou o torneio com Leandro Machado na casamata e fez a troca por Antônio Picoli. Pontuou apenas em duas partidas do Estadual — vitória sobre o Pelotas, por 4 a 2, e empate com o Novo Hamburgo, em 0 a 0. Dentro da zona de rebaixamento, Pedro Pittol, o presidente da equipe de Ijuí, ressalta que a partida contra o Grená, às 19h30min, será uma final de campeonato.
Leia mais
Técnico do Caxias mantém dúvidas na equipe que encara o São Luiz
Adaptado na nova função, Carlos Alberto retorna ao meio-campo do Caxias diante do São Luiz
— Essa partida vale muito. O São Luiz no ano passado se complicou um pouco no início, mas esse ano complicou mais ainda. Fizemos seis jogos e estamos com quatro pontos, estamos na iminência de não participar (do Gauchão) no ano que vem. Estamos atrás de todos. Cai dois e estamos entre eles agora. A partida contra o Caxias é de vida ou morte — afirma Pedro Pittol.
A mobilização interna é grande e o time apostou na troca de data para contar com maior apoio do torcedor. Jogos em segundas-feiras não são comuns, a maioria ocorre por pedido de emissoras de TV. No caso do São Luiz, surgiu como uma possibilidade de aumentar o número de presentes no Estádio 19 de Outubro.
— A troca de segunda-feira é um pouco isso. Domingo tem jogo em dois horários da dupla Gre-Nal, muitos ficarão assistindo em casa. Domingo também é dia de ficar com a família, faz o churrasquinho e vai menos gente no jogo. Segunda-feira é mais livre — diz o mandatário.
Fora de campo a direção está trabalhando para criar uma atmosfera diferente. Só que dentro de campo, Pittol sabe que será um jogo complicado. O Caxias faz boas atuações e conquistou o primeiro turno, mas será necessário fazer um pouco mais para ficar com os três pontos.
— Estamos fazendo um trabalho de recuperação para esse jogo. O Caxias é de boa qualidade e soubemos que vai ser bastante difícil, mas teremos de superar. O trabalho que está sendo feito é para vencer em casa, porque teve momentos que não fizemos. Contra o Inter é muito difícil, mas contra o Juventude perdemos e fora conquistamos só um ponto. Estamos numa situação complicada — lamentou o dirigente.
O foco do Rubro é se recuperar no Estadual para entrar de forma mais tranquila na Série D. Será a primeira vez que o clube de Ijuí vai disputar a competição.