Com uma vaga assegurada para a Copa do Mundo de Futsal, em setembro, na Lituânia, o Brasil entra em quadra neste sábado (8) buscando o título das Eliminatórias. Melhor campanha na primeira fase, com quatro vitórias, 21 gols marcados e nenhum sofrido, a seleção brasileira encara a Venezuela, às 11h, por uma vaga na final do torneio contra Argentina ou Paraguai, que se enfrentam às 13h.
Ambas as partidas serão no Centro Municipal de Eventos, em Carlos Barbosa, e terão transmissão do Sportv e do canal da Conmebol no Youtube.
Durante a primeira fase, o técnico Marquinhos Xavier rodou o elenco e utilizou 14 dos convocados – exceto Djony, terceiro goleiro. Contra Colômbia e Paraguai, nos jogos mais complicados, os principais jogadores fizeram a diferença, como Guitta, Pito, Gadeia e Rodrigo. Aos 35 anos, o capitão brasileiro pode repetir o feito de 2016 e levantar a taça de campeão das Eliminatórias. Desta vez, entretanto, em Carlos Barbosa e na quadra da ACBF, onde atuou em boa parte da carreira.
— Carlos Barbosa é um palco conhecido mundialmente. Eu estive aqui por sete anos e estou muito feliz em voltar em uma competição com a seleção brasileira — comentou Rodrigo.
A seleção vinotinto, adversária da semifinal, é a surpresa do torneio e obteve classificação ao Mundial pela primeira vez na história. Se as probabilidades se confirmarem, Brasil e Argentina, atual campeã do mundo, farão a final. Os atletas brasileiros, contudo, concentram os pensamentos na Venezuela, e não na albiceleste.
— Se nos classificarmos e eles também, poderemos pensar, mas só depois da semifinal — disse o ala Daniel Japonês, também ex-atleta da ACBF.