O Juventude começa na sexta-feira, 3 de janeiro, às 15h15min, diante do Cuiabá-MT, a caminhada na 51ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O clube alviverde está no Grupo 12 da competição, sediado em Cravinhos-SP, que também conta com Comercial-SP e Desportiva Perilima-PB. O comandante dos garotos alviverdes é um treinador jovem. Lucas Zanella tem apenas 29 anos de idade e está no meio do futebol há 11.
Ele chegou ao Ju em 2010 e somou seis anos na sua primeira passagem. Em 2017, Zanella foi comandar a equipe do Panambi na Divisão de Acesso, mas logo partiu para trabalhar na base do Grêmio, onde treinou a equipe sub-14 em 2018. Neste ano, regressou ao Estádio Alfredo Jaconi.
— Está sendo muito bom e proveitoso. A gente, como chefe disso tudo, está trabalhando para que possamos representar bem o clube e esse processo de formação (dos jogadores) — disse o treinador.
Leia mais
Esportivo vence jogo-treino contra time sub-20 do Juventude
Juventude aposta na mescla de experiência e jovialidade no sistema defensivo para 2020
Zanella não jogou futebol profissional, somente atuava de forma amadora no futsal. No entanto, estudou e se preparou para ser treinador. Ele é formado em educação física na UCS. Atualmente, possui a licença B de treinadores da CBF e segue fazendo cursos para se aperfeiçoar.
— Eu precisava entrar no futebol. Como não fui jogador, tinha que abrir as portas de alguma forma. Então, resolvi entrar na faculdade de educação física — conta o jovem comandante.
Após os estudos, ele conseguiu o seu grande objetivo que era de ingressar no meio do futebol. Hoje está no Juventude. Ele retornou ao alviverde em fevereiro para substituir Itaqui, que estava no comando técnico da equipe desde 2017. O primeiro grande desafio foi o Campeonato Gaúcho da categoria – eliminado nas quartas de final para o Inter. Mas além dos resultados em campo, Zanella sabe que sua missão é ainda maior:
— A categoria sub-20 é o último passo antes do profissional. Nós entendemos que somos importantes nesta parte final do processo. É uma responsabilidade muito grande. Acredito, que dentro da nossa experiência no futebol, buscamos passar para os atletas.
OBJETIVO EM SÃO PAULO
Juventude é reconhecidamente um clube formador e costuma realizar boas campanhas na Copa São Paulo. No entanto, não passou da segunda fase nas últimas duas edições. Em 2018, sequer avançou da fase de grupos.
— Inicialmente, queremos classificar entre os dois primeiros na nossa chave. Temos uma tradição e um clube que é respeitado pela camisa forte que tem. A ideia é fazer os jogadores entenderem isso. A partir da classificação, é ir galgando os objetivos dentro da competição. É um torneio de alto nível e sabemos da dificuldade — disse Zanella.
Para chegar mais longe nesta edição, Lucas Zanella conta com elenco com o espírito de competição bem claro. Assim, o time alviverde vai em busca de uma campanha melhor do que as dos últimos anos.
— É um time muito competitivo. Tentamos instigar ao máximo isso nos nossos trabalhos. É uma equipe, que a torcida do Juventude pode ter certeza, que vai brigar pela instituição do primeiro ao último minuto. Seremos um time competitivo ao extremo. São jogadores que gostam de trabalhar e gostam de desafio — finalizou.
A preparação para a Copa São Paulo contou a participação na Copa Sul sub-19. Ao todo, foram 70 dias para montagem do elenco e pré-temporada. No campeonato, a equipe comandada pelo técnico Lucas Zanella entrou em campo em oito oportunidades, foram 3 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, ficando em 4º lugar na classificação geral. O time foi eliminado para o Avaí na semifinal, somente após a decisão nas cobranças de pênaltis.
— Como é um torneio rápido, precisamos ter muita alternativa de time. A gente, testou algumas formações na Copa Sul, mas a variabilidade é a chave disso. Vamos enfrentar times das mais variadas escolas e precisamos estar adaptados a isso. A gente estuda muito os adversários. Como formador, precisamos que todos se sintam parte do processo e preparados.