O Caxias encerrou oficialmente a temporada 2019 no domingo (10). O empate contra o Pelotas por 1 a 1, no Estádio da Boca do Lobo, culminou com a eliminação grená da Copa Seu Verardi na fase semifinal. Agora, a diretoria do clube concentra todas suas ações na formação do grupo para a próxima temporada. E o elenco que será entregue para o técnico Rafael Lacerda precisa estar pronto logo.
O ano será recheado de janeiro a novembro, tendo em disputa o Campeonato Gaúcho, a Copa do Brasil e a Série D do Brasileiro. Uma série de novidades contratadas vão se juntar aos atletas do atual elenco que estão vinculados ao clube para a próxima temporada e os demais que renovaram contrato.
Leia mais
Artilheiro do time na temporada não deve permanecer no Caxias para 2020
Jovem revelado pelo Caxias acerta com clube da Série A
Além disso, quatro jovens que foram observados na Copinha devem ser efetivados no elenco principal. Em contrapartida, alguns nomes já estão confirmados como baixas e outros, mesmo com contrato, devem deixar o Estádio Centenário.
O início oficial da pré-temporada grená está previsto para o dia 2 de dezembro. Uma semana antes, no entanto, está marcada a chegada dos atletas para a realização de exames médicos.
AS NOVIDADES
Antes mesmo do término da participação grená na Copa Seu Verardi, o Caxias já estava anunciando os primeiros reforços para a temporada 2020. O primeiro foi o goleiro Marcelo Pitol, 37 anos, que retorna ao Centenário após duas temporadas fora.
A outra novidade é o volante Yuri. O atleta de 30 anos já esteve em Caxias do Sul, assinou contrato e tirou foto com a camisa grená. Deve ser um dos pilares do time de Lacerda no início do ano em uma função na qual o treinador perdeu duas opções – Marabá e Tássio não seguem.
Além dos dois já anunciados, outros dois atletas têm pré-contrato com o Caxias. O único que é de fato uma novidade é o lateral-direito Ivan, que atuou no ABC-RN em 2019.
O outro já é conhecido do torcedor grená: o zagueiro Thiago Sales. O defensor esteve no clube nas duas últimas temporadas e só deixou o time após a Série D deste ano por questões particulares – acompanhar de perto o nascimento e os primeiros meses da filha.
DE SAÍDA
O centroavante Michel deve deixar o Estádio Centenário na temporada 2020. O destino mais provável é o São Luiz, clube no qual foi artilheiro do Campeonato Gaúcho, em 2018. Brusque-SC, Ypiranga e Botafogo-PB também teriam interesse no jogador.
Com contrato com o Caxias até abril de 2020, a tendência é de que Michel rescinda seu vínculo nos próximos dias. Para a posição, a equipe grená já tem negociação em andamento com o centroavante Gilmar, destaque grená em 2017, e estendeu o vínculo de João Paulo até o final do Gauchão do próximo ano.
O 2019 se encerrou no domingo para o Caxias, mas o 2020 já está a todo vapor nos bastidores do Centenário.