A 15ª edição do Troféu Brasil Máster de Atletismo começa nesta sexta-feira (1) e vai até domingo, em Porto Alegre, na Esefid (Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS). Caxias do Sul terá representação, algo que não acontecia há 16 anos, com duas equipes: Ativita/Corre Mais e Audax/Fajardo.
Leia Mais
Kuse Dojô terá quatro representantes no Meeting Sul-Brasileiro Interclubes
Conheça os jogadores que o Juventude irá aproveitar da parceria com o Lajeadense
Lázaro Pereira Velázquez, 58 anos, Mestre em Ciências e Jogos Esportivos, comanda 16 atletas, da Ativita/Corre Mais, equipe que participa de competições há dois anos. O cubano, radicado em Caxias do Sul desde 1999, foi atleta da seleção do seu país e, além de treinador, também irá competir, sendo o 17º elemento do grupo.
– A expectativa é muito boa. Conseguimos reunir atletas de vários municípios gaúchos, além de Caxias do Sul, e de Santa Catarina. Acredito que vamos conquistar mais de 20 medalhas e ter vários campeões brasileiros. Nosso maior foco é entre 35 e 55 anos – disse o treinador.
O Troféu Brasil Máster é o maior evento do atletismo máster do país. Os participantes, nos naipes masculino e feminino, com 30 (trinta) anos de idade ou mais, serão divididas por faixas etárias de cinco em cinco anos. São 421 atletas inscritos, 80 equipes de todo o Brasil e mais corredores convidados de Curaçao, Cuba e Uruguai.
Para Caxias do Sul, ter representantes no evento é algo fundamental.
– A cidade é um polo nacional de corrida de rua. É inegável que cresceu muito nos últimos 10 anos. Representando nosso município num evento máximo, com certeza, outros atletas irão se interessar. O mais importante é que mais pessoas venham para a corrida – afirma Velázquez.
Experiência nacional
A equipe Audax/Fajardo, comandada por Euclides Fajardo, 61, também estará presente no evento. Com sete atletas – quatro de Caxias do Sul, um de Portão e dois de Passo Fundo –, e com o lema “Os audaciosos desconhecem limites”, eles esperam representar bem a cidade após um longo hiato.
– Faz 16 anos que Caxias do Sul não tinha representação no evento, que reúne a maioria dos ex-atletas profissionais. Eu já participei de três Troféus Brasil, de 1984 a 1989. Agora, vou voltar na categoria 60 anos. É a oportunidade de representar Caxias do Sul num evento nacional – disse Fajardo.
O técnico tem no currículo 14 recordes gaúchos, bicampeonato na maratona de Porto Alegre, tricampeonato estadual de 1.500m, bicampeonato estadual de 10 mil metros, entre tantas outras marcas. Experiente no mundo das corridas, Fajardo passa o exemplo para seus comandados. A equipe, criada há três anos, estará representada por corredores que buscam novas experiências nas pistas, e o Troféu Brasil Máster se torna uma vitrine.
– É uma grande oportunidade. O Troféu Brasil é anual e pode acontecer em várias cidades. Desta vez, é em Porto Alegre. Uma chance para eles participarem de um grande evento. Será uma experiência com atletas de alto rendimento, que se aposentaram, mas continuam treinando – finalizou Fajardo.
ATLETAS ATIVITA/CORRE MAIS
Anderson de Paula Maciel - categoria 35 anos
Clovis Soares Silva - categoria 45 anos
Elaine Vieira - categoria 45 anos
Eusomar Roger da Silva - categoria 40 anos
Geferson Ferreira da Rosa - categoria 40 anos
Gilmar da Silva - categoria 50 anos
Heitor Spadari - categoria 60 anos
Jurandir Reinaldo Pinto de Jesus - categoria 40 anos
Lázaro Pereira Velázquez - categoria 55 anos
Luis Francisco Cruz- categoria 50 anos
Maicol Verruck - categoria 35 anos
Márcia Rohr - categoria 40 anos
Moises Machado Junior - categoria 35 anos
Paulo Morales - categoria 55 anos
Rodieni Medeiros - categoria 35 anos
Samuel dos Santos - categoria 40 anos
Suelen Spadari - categoria 30 anos
ATLETAS AUDAX/FAJARDO
Joel Nunes - categoria 35 anos
Antonio Amaral - categoria 35 anos
Marciane Borsiuk Giusti - categoria 40 anos
Kris Silva - categoria 40 anos
Edson Giusti - categoria 50 anos
Luis Nercolino - categoria 50 anos
Euclides Fajardo -categoria 60 anos