O Caxias tem um perfil de atletas que deseja contar no grupo de jogadores de 2020: atletas com personalidade e liderança. Esse é um objetivo para deixar de ficar no quase na hora das decisões e, enfim, começar a recuperar espaço dentro do futebol nacional. Isso explica o primeiro reforço confirmado para temporada: o goleiro Marcelo Pitol.
Aos 37 anos, o camisa 1 no título da Divisão de Acesso, em 2016, e do título do Interior, no Gauchão 2017, retorna ao Estádio Centenário. Um desejo antigo de Pitol pela sintonia que possui, principalmente, com os torcedores grenás.
Leia mais
Qual o motivo que levou o Caxias afastar sua principal revelação na Copinha
Sem Denílson, técnico Lacerda testa equipe do Caxias para o segundo duelo com o Gaúcho
— Eu vou fazer o meu melhor, sinto o carinho do torcedor. Ontem botei uma foto minha com a camisa do Caxias, vibrando (no Facebook) e muita gente me procurou. Estou com 37 anos, mas sinto que posso jogar mais alguns anos num nível muito bom, e esse carinho só tenho agradecer a Deus, ao clube e o que fizemos juntos no tempo que eu estive aqui — destacou o goleiro, que lembrou de um episódio que aumentou sua vontade de vestir a camisa grená novamente:
— A primeira vez que vim jogar contra o Caxias, no Gauchão, a torcida toda vibrando e eu saí aplaudido. É difícil isso acontecer. Aquilo me marcou demais na minha carreira, acho que é algo que todo atleta precisa sentir. Depois, a minha vontade de retornar sempre foi muito grande.
Marcelo Pitol retorna para reeditar uma parceria com Rafael Lacerda, mas desta vez com posições diferente. Se em 2016 eles dividiam a responsabilidade dentro de campo, no ano que vem o goleiro será um dos homens de confiança de Lacerda.
— Ele (Lacerda) sempre foi muito inteligente. Eu vejo ele com perfil para ser um dos grandes treinadores do Brasil. A gente se conhece há muito tempo, vou fazer o meu melhor para ajudar ele e o Caxias. Temos condições de fazer o melhor possível para o Caxias chegar onde deve estar, o Lacerda estar entre os melhores do Brasil e eu jogar mais uns 10 anos ainda (risos) — brincou o goleiro.
O início da pré-temporada do Caxias será em 25 de novembro. Até lá, o goleiro apenas acompanhará a campanha na Copinha, onde a equipe terá embate com o Gaúcho, quinta, às 15h, em Passo Fundo.