A 5ª edição da Meia Maratona de Caxias do Sul acontece neste domingo (29). A organização é da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel) e o Clube de Corredores de Caxias. O evento terá início às 7h com, os 21 km. A saída dos 10km acontece às 7h30min, enquanto os 5km e 3,4 km serão às 7h35min.
Leia Mais
Intervalo: Juventude tem acordo firmado com a Turner até 2024
Marcelo Demoliner está nas semifinais do ATP 250 de Zhuhai, na China
Neste ano, 1,5 mil corredores estão inscritos para participar, superando a marca de 1,1 mil do ano passado. Com largada e chegada em frente ao Centro Administrativo da Prefeitura na Rua Alfredo Chaves, o percurso será desafiador para os atletas.
— Há três aclives principais. O primeiro é a subida do colégio Cristóvão pela Júlio, depois a subida da Moreira César próximo à Unimed. Depois no final da prova, faltando 2 km, tem a subida da Sinimbu nas paradas dos ônibus. São momentos que os atletas devem ter um cuidado especial — afirmou Marialdo Lopes Rodrigues, presidente do Clube de Corredores.
Quanto à premiação, os cinco primeiros na colocação geral da Meia Maratona, 10km e 5km, nos naipes masculino e feminino, receberão troféus e dinheiro. Nas categorias PCDs, Surdos e Cadeirantes, receberão troféus os colocados de 1º a 5º lugares em todas as categorias, em ambos os naipes, de acordo com sua classe funcional. Todos os atletas que completarem as provas receberão medalhas de participação.
A corrida vai mobilizar efetivo de fiscais de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM). Os profissionais irão acompanhar os atletas e orientar os motoristas que estiverem circulando pela área central durante a realização da prova. Cones também serão instalados nas vias para proteção dos corredores.
Em todas as ruas dos percursos os bloqueios serão parciais. A orientação da SMTTM é que os condutores utilizem acessos alternativos, como as ruas Bento Gonçalves, Pinheiro Machado e Visconde de Pelotas. Os veículos do transporte coletivo urbano que circulam pela Sinimbu serão desviados para a rua Bento Gonçalves. Os demais itinerários não terão alterações no atendimento aos usuários.
Percursos da 5ª Meia Maratona de Caxias do Sul
Meia Maratona (21km), largada às 7h
Saída da prefeitura na rua Alfredo Chaves, seguindo pela Sinimbu, até a rua Treze de Maio; segue pela avenida Júlio de Castilhos, fazendo o contorno na Praça Getúlio Vargas (Monumento do Imigrante), retornando pela Júlio, Angelina Michelon, até a rua Os Dezoito do Forte, no final da mesma seguindo pela rua Feijó Júnior; seguindo na avenida Rio Branco (Igreja São Pelegrino), dobra na rua Machado de Assis, logo segue a rua La Salle até a avenida Júlio de Castilhos e nesta até a avenida Ruben Bento Alves (Perimetral Norte), seguindo à direita (Casa de Pedra, Jesus Cristo 3º Milênio, Pavilhões da Festa da Uva), segue até rótula da rua Humberto de Campos, retorno pela avenida Ruben Bento Alves (Perimetral) até a rua Pio XII, segue até a avenida Rossetti e segue na rua Moreira César até a Sinimbu, vai até a rua Treze de Maio, retorna pela rua Os Dezoito do Forte até a rua Alfredo Chaves (prefeitura).
10km - largada às 7h30min
Saída da prefeitura, segue pela rua Sinimbu, até a Treze de Maio, segue pela avenida Júlio de Castilhos, fazendo o contorno na Praça Getúlio Vargas (Monumento do Imigrante), retornando pela Júlio de Castilhos, retorna novamente na rua Angelina Michelon, até a Os Dezoito do Forte, no final da mesma seguindo pela rua Feijó Júnior, avenida Rio Branco (Igreja São Pelegrino), dobra na rua Machado de Assis, logo segue a rua La Salle até a Avenida Júlio de Castilhos, seguindo pela mesma até altura do Colégio Cristóvão de Mendoza, retornando na rua Henrique Cantergiani, pela Júlio de Castilhos, entra à direita na rua Feijó Júnior, segue pela Sinimbu até a Alfredo Chaves, chegando ao Centro Administrativo (prefeitura).
5km - largada às 7h35min
Saída da prefeitura, dobra à esquerda na Os Dezoito do Forte e segue até a rua Dr. Montaury, contornando pela Sinimbu até a Treze de Maio, segue pela avenida Júlio de Castilhos, fazendo o contorno na Praça Getúlio Vargas (Monumento do Imigrante), retornando pela Júlio, acessando a rua Angelina Michelon até a Os Dezoito do Forte até a Alfredo Chaves, chegando ao Centro Administrativo (prefeitura).
Leia Também
Literatura negra será abordada em mesa temática neste domingo
Pedro Guerra: desculpa, é que sou libriano