O Caxias tem apenas a Copa Seu Verardi para disputar até o fim da temporada. O clima não é muito favorável, até pela eliminação da Série D no seu momento decisivo. Mas, os jogadores já demonstram remobilização e foco nesse futuro próximo.
Mesmo que por premiação — o Caxias só ficaria com a taça, afinal já possui vaga na Série D 2020 e na Copa do Brasil —, a Copinha é a garantia para os jogadores se manterem em evidência e prospectando o ano que virá pela frente.
— Quando o Caxias entra numa competição é para buscar o título. É de grande valia manter o trabalho no segundo semestre, porque refletirá no próximo ano essa continuidade. Seja na questão física, tática e até na montagem de equipe. Vale muito para nós e vamos entrar para buscar o título — projeta o zagueiro Laercio.
Leia mais
Caxias busca adversário para jogo-treino antes da estreia na Copinha
Mudança: "90% de eu não aceitar", diz ex-vice de futebol do Caxias sobre possível retorno
A remobilização também atende por um nome específico: Rafael Lacerda. Novo na função, o treinador parece ganhar um grande respaldo do seu grupo de atletas. Ao menos para Laercio, os primeiros dias estão muito produtivos.
— Eu admiro muito o trabalho do Lacerda e do Jeferson (Ribeiro, auxiliar). Estão fazendo trabalhos novos e totalmente visados para os jogos — destaca o zagueiro.
Mesmo que o período seja curto, Laercio vê o novo treinador colocar sua própria personalidade no trabalho realizado, com alguma influência dos dois últimos treinadores que passaram na casamata grená: Pingo e Paulo Henrique Marques
— Cada treinador vai fazer o trabalho que acredita. Aqui no Sul, as equipes se defendem muito bem, para contra-atacar. Ele (Lacerda) está fazendo um mix. Com o Pingo, o time jogava com bola no pé e sempre para a frente. O Paulo armava a defesa e saía no contra-ataque com posse, porque era caraterística do nosso time. Considerando tudo isso, o Lacerda fará ajustes e colocar o que ele pensa. Na minha opinião, ainda vai melhorar muito — encerra Laercio.
O Caxias estreia na Copinha contra o Lajeadense, dia 18, dentro do Estádio Centenário.