O Brasil conquistou a medalha de bronze no vôlei masculino nos Jogos Pan-Americanos de Lima no Peru. A seleção contou com representantes da Serra Gaúcha. O central Éder Cabornera, nascido em Farroupilha, mas caxiense de Coração, e o fisioterapeuta Dudu Empinotti, natural de Caxias do Sul.
Eles participaram da campanha que terminou neste domingo (4), ao vencer o Chile por 3 sets a 0 (25/12, 25/19 e 25/21) e confirmar a medalha de bronze. A trajetória até o pódio teve na primeira fase vitória diante do México por 3 sets a 1, depois derrotou o Chile pelo mesmo placar e ganhou dos Estados Unidos por 3 a 2. Na semifinal, o Brasil perdeu para Cuba por 3 a 0.
A seleção disputou o Pan com uma equipe alternativa. O time principal disputa o Pré-Olímpico de 9 a 11 de agosto. Marcelo Fronckowiak, auxiliar de Renan Dal Zotto, foi o comandante no Peru.
O Brasil teve na disputa os levantadores Thiaguinho e Carísio; os opostos Aboubacar e Felipe Roque; os centrais Éder Carbonera, Cledenilson e Matheus; os ponteiros Lucas Lóh, Kadu, Honorato e Rodriguinho, e o líbero Rogerinho.
A comissão técnica liderada por Marcelo Fronckowiak, tinha o auxiliar Giuliano Ribas, o Juca, o preparador físico Sérgio Mançan, o fisioterapeuta Carlos Eduardo Empinotti, o Dudu, e o analista de desempenho Alexandre Leal.