Juventude e Lajeadense firmaram uma parceria para a disputa da Copa FGF, no segundo semestre, chamada Copa Seu Verardi. O início da competição está previsto para o dia 11 de agosto. A direção alviverde espera utilizar a parceria e a competição para formação de dirigentes e observação de atletas da base – nascidos em 1999 – que estão encerrando o período de juniores.
— Estamos vendo inúmeras vantagens. A primeira é até para formação do nosso próprio dirigente. Para nós mesmos amadurecermos mais neste trabalho. A segunda é para deixarmos mais prontos alguns jogadores de último ano de base. Precisamos fazer uma prova de fogo para sabermos se podemos contar com eles ano que vem, para o início do Gauchão, ou não — disse Osvaldo Pioner, diretor-geral de futebol do Juventude.
Além disso, o Juventude irá observar atletas do próprio Lajeadense e que futuramente possam ser reforços. A equipe de Lajeado possui oito jogadores já contratados com potencial para atuar no time da Copa FGF. A parceria também envolve percentual nesses atletas para o Ju.
— Estamos preocupados em formar ativos. Quando comecei em janeiro, nós não tínhamos praticamente nenhum jogador contratado. Hoje, nós vamos encerrar o ano com 10 ou 12 com potencial de serem vendidos. Também vamos fazer um trabalho muito forte de formação no sub-19. Nós vamos preparar uma equipe sub-19 para jogar a Copa São Paulo — afirmou o dirigente.
A despesa que o Juventude terá é praticamente a mesma. Os jogadores contratados chegam em forma de parceria e não terão custos para o clube. Investidores terão a oportunidade de colocar atletas e o Ju ficará com um percentual e a preferência de trazê-los no futuro.
Em caso de premiação através da copa do segundo semestre, como uma classificação para a Série D, o Lajeadense joga a quarta divisão nacional. Se atingir vaga na Copa do Brasil, a preferência será montada pelo Juventude e seus parceiros juntamente com o time de Lajeado.
— Estamos pensando em tudo isso e acreditando que somos competentes juntos com os parceiros e o Lajeadense para chegar a isso. Se conseguirmos, não tenho dúvida que será a salvação do Lajeadense e algo muito importante para o Juventude iniciar o ano que vem — finalizou Osvaldo Pioner.
Adão Marques e Paulo Stumpf serão os diretores responsáveis pela parceria, e Ari Barros o coordenador técnico do Juventude. O Lajeadense atuará com alguns jogadores e a comissão técnica cedidos pelo Ju. As partidas serão no Estádio Alviazul.
Ainda não há a definição do treinador. O Juventude tem alguns contatos adiantados, mas ainda não está escolhido o nome. A expectativa é definir isso nos próximos dias. Na próxima semana, a direção irá se reunir com os dirigentes do clube de Lajeado para planejar a pré-temporada.