O Caxias inicia sua trajetória na Série D do Campeonato Brasileiro neste domingo, às 16h, no Estádio Centenário. O time está no grupo 16 da competição, ao lado de Tubarão-SC, Cianorte-PR e São Caetano-SP.
Em comum, os rivais têm o fraco desempenho nos estaduais, ao contrário do time grená, que foi o Campeão do Interior. Em todos os times, nomes conhecidos do futebol gaúcho, como os técnicos Luizinho Vieira, comandante do Tubarão, Bolívar, que treina o Cianorte-PR, depois de ter disputado o Gauchão pelo Novo Hamburgo. O volante Gercimar, que jogou o Gauchão no Caxias, também é uma das novidades da equipe paranaense.
No São Caetano, adversário da estreia, está o zagueiro Júnior Alves, que foi um dos destaques grenás no Estadual deste ano e que em 2018 atuou em toda a temporada em Caxias do Sul.
Tubarão
O Tubarão escapou de ser rebaixado na última rodada do Campeonato Catarinense, quando venceu o Joinville, fora de casa, por 1 a 0. O técnico Luizinho Vieira renovou com o clube para a disputa da Série D.
Ele chegou na reta final do estadual e conseguiu tirar a equipe da zona de rebaixamento. Em seis jogos, teve três vitórias, um empate e duas derrotas. Para a competição nacional, a direção trouxe sete reforços.
REFORÇOS:
Jeanderson, lateral-esquerdo, 26 anos - disputou o Campeonato Carioca pelo Resende Romário, atacante, 23 anos - estava no Hercílio Luz
Silva, volante, 23 anos - revelado pelo Inter, estava no Sampaio Corrêa
Carlos Alexandre, zagueiro, 24 anos - estava no Sergipe
Alexandre, atacante, 27 anos - artilheiro do Campeonato Alagoano pelo Jaciobá
Everton, lateral-direito, 24 anos - estava no Toledo-PR
Léo Pereira, 26 anos, lateral-esquerdo - estava no Hercílio Luz
Cianorte
Pelo segundo ano consecutivo, o Cianorte não chegou às semifinais de nenhum dos turnos do Campeonato Paranaense. Em 11 jogos, foram apenas três vitórias, com quatro empates e quatro derrotas.
Além disso, foi o segundo pior ataque da competição. Com os números ruins, o técnico gaúcho Cristian de Souza não permaneceu e o clube contratou Bolívar, que estava no Novo Hamburgo. Ao todo, dez reforços foram contratados para a Série D.
REFORÇOS:
Bruno Pianissolla, goleiro, 32 anos - estava no Votuporanguense-SP
Wesley, atacante, 25 anos - jogou o Campeonato Paulista da Série A2 deste ano pela Portuguesa Santista. Atuou na Série B o ano passado pelo Londrina
Raul, goleiro, 21 anos - contratado junto ao Juventude
Tom, atacante, 29 anos - disputou o Paulista A2 pelo Sertãozinho
Feliphe Gabriel, zagueiro, 21 anos - revelado pelo Náutico, estava no Salgueiro-PE
Osvaldo Arroyo, lateral-esquerdo, 24 anos - o argentino e estava emprestado ao Vitória
Gercimar, volante, 28 anos - Campeão do Interior Gaúcho de 2019 com o Caxias
Gabriel Calabres, meia, 21 anos - estava no Sub 20 e time de aspirantes do Santos
Werinton, lateral-direito, 26 anos - estava no Cuiabá-MT
São Caetano
O São Caetano foi rebaixado para a segunda divisão do futebol paulista. Em 12 partidas no Paulistão, teve apenas uma vitória. Nos demais jogos foram cinco empates e seis derrotas, com 22,2% de aproveitamento.
O técnico Pintado deixou o clube após o rebaixamento. Ele tinha contrato até o final de 2020. Luiz Gabardo, que trabalhou na base do Grêmio durante os últimos 14 anos, é o substituto. Após o Estadual, jogadores rodados como Diego Rosa, Willians, Bruno Mezenga, Italo, Minho, Capa, Rafael Marques e Vitinho deixaram o clube.
No elenco atual, algumas caras conhecidas. Entre eles o zagueiro Saimon, ex-Grêmio, e Júnior Alves, ex-Caxias, o volante Cristian, ex-Grêmio e Corinthians, e meia Calyson, Brasil-Pel e Ceará.
REFORÇOS
Bruno Recife, lateral-esquerdo, 27 anos - estava no Água Santa
Tom, goleiro, 30 anos - chega por empréstimo do Marcílio Dias-SC
Wellington, atacante, 24 anos - estava no Parnahyba
Fernandinho, atacante, 27 anos - emprestado pela Portuguesa e foi revelado pelo Cuiabá
Júnior Alves, zagueiro, 29 anos - estava no Caxias
Sandoval, zagueiro, 33 anos - estava no Mirassol
Emerson Santos, meia, 27 anos - foi revelado pelo Grêmio e estava no Operário-MS
Jean Dias, atacante, 28 anos - Já defendeu times gaúchos como Veranópolis e São Luiz
Jefferson Maranhão, meia, 28 anos - estava no Gama-DF