Objetivo traçado, feito alcançado. O Esportivo está de volta à primeira divisão do futebol gaúcho após cinco anos. Desde o início da pré-temporada (2 de janeiro), até o domingo da confirmação do acesso (12 de maio), foram 130 dias, pouco mais de quatro meses entre preparação e jogos. Foram mais de cinco mil quilômetros percorridos pelas estradas do Rio Grande do Sul até alcançar o retorno ao Gauchão.
Com uma folha total de R$ 138 mil com futebol e administrativo e com um elenco de R$ 85 mil, o Esportivo entrou como favorito ao acesso e confirmou dentro de campo. Os números da campanha ratificam que o time se preparou e demonstrou capacidade para chegar lá.
A equipe treinada pelo técnico Carlos Moraes alcançou o retorno à elite do Gauchão e disputou 18 partidas até o acesso (ainda faltam os dois duelos decisivos da final contra o Ypiranga). O retrospecto, até o momento, teve nove vitórias, seis empates e três derrotas, um aproveitamento de 61,1%.
A equipe marcou 24 gols e sofreu 16. Zulu é o artilheiro do Tivo com seis gols marcados. Athos é o segundo com quatro. O Esportivo está invicto há cinco partidas e teve apenas uma derrota nos últimos dez confrontos.
Leia Mais:
"Sai um peso, porque é o ano do centenário do clube", diz Carlos Moraes após acesso do Esportivo
Primeira fase
Na fase de grupos da competição, o Esportivo fez sua estreia no dia 17 de fevereiro, em casa no Estádio Montanha dos Vinhedos, e venceu por 3 a 0 a equipe do Ypiranga. Na primeira fase, foram apenas três derrotas nos 14 jogos disputados.
O time terminou na primeira colocação do Grupo B com 25 pontos, sete vitórias, quatro empates e três derrotas, com um aproveitamento de 59,5%. O Esportivo marcou 17 gols e sofreu 11. Segunda melhor defesa da primeira fase e um dos melhores ataques.
1ª Rodada - Esportivo 3 x 0 Ypiranga
2ª Rodada - São Borja 0 x 0 Esportivo
3ª Rodada - Glória 3 x 1 Esportivo
4ª Rodada - Esportivo 1 x 0 Tupi
5ª Rodada - União Frederiquense 0 x 1 Esportivo
6ª Rodada - Passo Fundo 0 x 1 Esportivo
7ª Rodada - Esportivo 2 x 1 Igrejinha
8ª Rodada - Igrejinha 1 x 0 Esportivo
9ª Rodada - Esportivo 3 x 1 Passo Fundo
10ª Rodada - Esportivo 2 x 1 União Frederiquense
11ª Rodada - Tupi 0 x 0 Esportivo
12ª Rodada - Esportivo 1 x 1 Glória
13ª Rodada - Esportivo 2 x 3 São Borja
14ª Rodada - Ypiranga 0 x 0 Esportivo
Quartas de final
No primeiro mata-mata antes do acesso, o Esportivo enfrentou o Lajeadense, quarto colocado do Grupo A. Com uma vitória e um empate o time garantiu vaga na semifinal da competição.
Jogo de ida - Lajeadense 1x2 Esportivo
Jogo de volta - Esportivo 2x2 Lajeadense
Semifinal
O Esportivo enfrentou o Guarani-VA e, novamente, com uma vitória fora e um empate em casa, garantiu a classificação para a final e, automaticamente, para a primeira divisão do futebol gaúcho em 2020.
Jogo de ida - Guarani-VA 1x2 Esportivo
Jogo de volta - Esportivo 1x1 Guarani-VA
Artilharia
Zulu – 6 gols
Athos – 4 gols
Toni Junior e Gullithi – 3 gols
Jonas e Nunes – 2 gols
Nena e Cleiton – 1 gol
Leia Também
Falta insulina para pacientes do SUS de Bento Gonçalves
Jovem atropelado por caminhão em Nova Prata está em estado grave