Vai começar a batalha de 20 jogos para que o Juventude retorne à Série B do Campeonato Brasileiro. A partir deste domingo (28), às 17h, contra o Luverdense, a equipe alviverde buscará repetir 2016, quando conquistou o acesso para a Segunda Divisão. O confronto em solo mato-grossense, no Estádio Passo das Emas, é o momento do Jaconero esquecer o desastroso 2018 e, tomado de esperança, acreditar que o time do técnico Marquinhos Santos é capaz de fazer um bom papel na Série C.
— A gente inicia a caminhada do maior objetivo da instituição Juventude. O torcedor espera esse retorno à Série B. É uma competição difícil e uma caminhada árdua. Uma competição que parece ser longa, mas é curta. São 18 jogos, um turno de uma Série A ou B. Temos que começar bem, estar em uma crescente — avalia o técnico Marquinhos Santos.
Assim como aconteceu no último acesso alviverde, a equipe inicia a Terceira Divisão envolvida também na Copa do Brasil. Até por isso, a semana pós-Vila Nova-GO foi de cuidados com a recuperação dos atletas. Um dos que mais precisou de atenção foi o volante João Paulo. Estreante no jogo contra os goianos, o jogador deu consistência na marcação e se apresentou bem para os lances ofensivos – e quase fez um golaço. Após a partida, teve a carga de treinamentos reduzida, mas está confirmado para encarar o Luverdense.
— É um jogador experiente, que conhece os atalhos do campo. Foi muito bem na estreia e a tendência é seguir com ele. Vamos o usar nos treinamentos 80% do tempo, e nos outros 20% fazendo um trabalho diferente para termos ele inteiro durante os jogos — afirmou Marquinhos.
Para o volante, a sua boa arrancada no time e uma largada positiva da equipe na Série C estão ligadas com a sequência de partidas:
— Minha estreia foi boa. Lógico que preciso de mais jogos e vou melhorar cada dia mais. Nosso grupo é forte, estamos trabalhando cada dia mais e quem o professor escolher para domingo irá fazer o seu papel bem feito.
É um time bem diferente daquele que terminou 2018 nos nomes, e também se parece muito pouco em atitude com o que se viu no Gauchão desse ano. Com a motivação de João Paulo e um time focado em buscar o acesso, o Juventude viajou para o Mato Grosso.
Em Lucas do Rio Verde, o primeiro desafio em busca de um sonho, que 2016 e as últimas atuações da equipe mostraram não ser impossível. Voltar para a Série B é a obsessão no Jaconi.