Um grupo moldado para decisões. Assim foi pensado o time do Esportivo para o ano do seu centenário e para que consiga retornar à elite do Gauchão. A primeira fase comprovou isso, com o alviazul tendo a melhor campanha da Divisão de Acesso. Só que a partir deste domingo tudo está zerado.
Quando a equipe entrar em campo contra o Lajeadense, na Arena Alviazul, às 16h, começará o mata-mata. E nessas quartas de final, a experiência de uma equipe com média de idade de 29,5 anos será posta à prova.
– Nós temos que colocar em prática tudo aquilo que fizemos durante os 14 jogos, só que em apenas dois. Precisamos fazer valer a nossa experiência, e isso pode nos ajudar em algumas situações. Não podemos errar, só assim para sair com o resultado – crê o centroavante Zulu.
Confiança, logicamente, não faltará. Na etapa classificatória foram sete vitórias, quatro empates e três derrotas, somando 25 pontos. O time só oscilou após a confirmação matemática da vaga na segunda fase e ainda buscou reforços que acrescentarão na parte técnica. São pontos que poderão favorecer em relação ao adversário.
O Lajeadense somou 20 pontos na primeira parte da Segundona e conta com um time jovem, com média de idade de 22 anos. Uma equipe que promete dar muito trabalho nesses confrontos de quartas de final.
– Desde o ano passado, eles vêm no mesmo formato, de um time jovem, com velocidade, intensidade e muita vontade. Temos que igualar nessas questões para a nossa experiência fazer a diferença. Já falei aos atletas que no momento em que igualarmos na questão de motivação e colocar o nosso padrão em prática, conseguiremos ter essa vantagem – pondera o técnico Carlos Moraes.
Será a hora dos “Meninos da Montanha” fazerem valer sua rodagem para avançar de fase e mostrarem na prática os motivos que os tornam grandes favoritos nesse embate. Serão os primeiros dois testes para esse time cascudo do Esportivo.
– Nós já passamos por situações e temos um atalho mais rápido em algumas delas. Por exemplo, se sair atrás de um placar, eu já passei por isso e sei que conseguimos reverter – complementa Zulu.
Começa em Lajeado a missão do alviazul da Serra pelo acesso. A decisão da vaga para a semifinal será em Bento Gonçalves, no outro fim de semana.
Novo campeonato
Outro mantra na Montanha dos Vinhedos é o início de uma nova Divisão de Acesso. Para chegar à elite será necessário passar pelas quartas e semifinais. Jogos em que nem sempre o melhor vence.
– É um outro campeonato, uma forma diferente do que foi feito até agora. Serão dois jogos onde zera tudo e tem que estar muito concentrado para fazer grandes partidas, e consequentemente passar à semifinal – destaca Carlos Moraes.
Nos últimos dois anos, as quartas de final foram o calcanhar de aquiles do clube de Bento, com eliminações na mesma etapa. Isso, lógico, cria uma pressão extra sobre o grupo alviazul. Essa é mais uma marca que precisará ser superada por esse grupo experiente.
O técnico Carlos Moraes terá apenas um desfalque para o confronto deste domingo. O lateral-esquerdo Xaro sentiu um desconforto muscular e será preservado. De resto, o time mantém a mesma base: Jonatas; Cleiton, Tiago Cortês e Gullithi; Jackson, Nunes, Athos, Robert e Adriano Chuva; Tony Jr. e Zulu.