Sem a realização do último teste da intertemporada – o jogo-treino diante da equipe de transição do Grêmio, no último sábado (27), foi cancelado por conta do mau tempo –, as principais dúvidas estão na formatação do meio-campo e do sistema ofensivo para a disputa da Série D.
Se a dupla Bruno Alves e Junior Juazeiro, que iniciou o Estadual como titular, não está mais no Centenário, outras peças chegaram para reforçar o elenco. O centroavante Michel e os atacantes de lado Taiberson e Márcio Jonatan tentarão melhorar a efetividade da equipe. Neste início de ano, apesar da grande campanha no Campeonato Gaúcho, nenhum camisa 9 conseguiu se afirmar. Quem esteve melhor foi Ruan, que voltou aos treinos nos últimos dias, após estar entregue ao departamento médico.
Se no ataque a disputa promete, não vai ser diferente no setor de criação. Além de Diego Miranda, Rafael Gava e Eliomar, remanescentes do Gauchão, a direção grená contratou os meias Leilson e Wagner. Como os volantes Juliano e Foguinho encerraram a competição estadual em alta, provavelmente os cinco jogadores citados vão disputar duas ou três vagas – caso o time atue com apenas um atacante. Para encarar o São Caetano, a tendência é que Gava siga fora da equipe. Além dele, Muriel também continua em recuperação.
– Temos que ter muito cuidado com esses dois jogadores, porque tiveram lesões graves. Então, vamos ver durante a semana. Provavelmente, eles não vão participar do primeiro jogo. Temos que ter um certo cuidado para não acelerarmos o processo e sermos prejudicados lá na frente. Provavelmente vamos guardá-los para o segundo jogo, porque temos um certo temor que eles sintam novamente – disse Pingo.
Na defesa, em um esboço para a estreia, apenas Thiago Sales deve ser mantido da formação que jogou a maior parte do Gauchão. Na lateral direita, sem Muriel, Eduardo Diniz deve começar a competição como o camisa 2. Ao lado de Sales, a tendência é a utilização de Laercio. A outra opção é Jean. Na última semana, o Caxias contratou Yuri, que chega para suprir a saída de Junior Alves. Já na lateral esquerda, Raphael Soares desembarcou com status de titular e ficará com a posição que foi de Samuel Balbino, outro que deixou o Centenário.
No gol, Lee e Luis Cetin, que se revezaram na titularidade desde o início da temporada, ainda buscam conquistar a confiança de Pingo e da comissão técnica para a Série D.