O Caxias alcançou seu primeiro objetivo no Gauchão. Irá jogar a segunda partida das quartas de final no Estádio Centenário. Foi em sua casa que o time do técnico Pingo venceu o Aimoré, na tarde deste domingo (17), por 3 a 0. A vaga definitiva no G-4 veio em uma partida de redenção para um jogador e da confirmação do bom momento de outro. Eliomar saiu do time desacreditado do time titular no início da competição, mas foi decisivo diante do Índio Capilé. Foguinho vinha sendo destaque, mas não balançava a rede adversária. Porém, com duas assistências do meia e dois gols do volante, o triunfo grená chegou com sobras – o outro gol foi marcado por Bruno Alves. Agora, o Caxias espera o seu adversário na próxima fase e diante do São José-PoA, fora de casa, tentará garantir o segundo lugar na classificação.
O primeiro tempo foi de um time só. Dominante e envolvente, o Caxias empilhou oportunidades de gol nos 45 minutos iniciais. O goleiro Luís Cetin, em sua estreia oficial com a camisa grená, passou uma etapa inteira sem ser incomodado pelo Aimoré.
A pressão grená começou aos três minutos de jogo. Ruan cruzou da esquerda buscando Bruno Alves. Porém, o zagueiro Douglão tentou o corte e quase fez contra. Aos 12 minutos, um susto. O meia Rafael Gava sentiu um desconforto no joelho e foi substituído por Eliomar.
Perder o melhor jogador do time no Gauchão não diminuiu o ímpeto do time de Pingo. Aos 17, Foguinho recebeu de Bruno Alves e chutou cruzado, à direita de Pitol. Aos 19, Eliomar passou para Bruno Alves, que mandou por cima. No minuto seguinte, Eliomar deu passe para Ruan. O centroavante chutou e parou na boa defesa de Pitol.
O quarteto grená seguiu perigoso. Aos 35, jogada rápida de Bruno Alves e Eliomar, que passou para Foguinho. O volante chutou por cima. Aos 38, o lance mais perigoso. Bruno Alves fez bom lance pela direita, passou com força e Ruan chutou. A bola explodiu na trave esquerda de Pitol. Depois, aos 43, novamente o centroavante grená arriscou, da intermediária, à esquerda do gol Capilé.
A pressão insistente do primeiro tempo finalmente surtiu efeito aos 47. Jogada pela esquerda, com Diego Miranda. Eliomar ajeitou para Foguinho, livre, estufar para o fundo das redes. O primeiro gol do volante do Caxias no Estadual.
Na volta do vestiário, o Aimoré fez duas substituições e ganhou coragem. Desde o primeiro minuto o time de São Leopoldo arriscou, com Marco Antônio. Aos 10, o maior perigo, quando Elias apareceu cara a cara com Cetin. O atacante chutou e obrigou o goleiro grená a fazer sua primeira grande defesa no Centenário.
As tentativas dos visitantes abriram espaços para o Caxias. Aos 18, Pitol salvou com muita elasticidade no chute de Eliomar. No minuto seguinte, foi a trave quem salvou o Aimoré após cabeceio violento de Thiago Sales.
Cetin apareceu bem novamente quando Wagner arriscou, aos 23.
A vitória grená se encaminhou aos 28. Eliomar _ em sua melhor atuação pelo Caxias_ deu um belo drible de corpo em Rafael Franco pela direita de ataque. O passe para o meio encontrou Bruno Alves, que empurrou para o fundo da rede: 2 a 0.
Aos 36, Junior Juazeiro quase fez, mas parou em Pitol. Mas aos 38, Foguinho recebeu um presente no rebote da defesa do Aimoré. O volante mandou para o gol e ampliou o marcador: 3 a 0.
Ficha técnica
Campeonato Gaúcho - 10ª rodada
Caxias 3x0 Aimoré
Estádio Centenário, em Caxias do Sul
Caxias: Luís Cetin, Muriel, Junior Alves, Thiago Sales e Eduardo Diniz; Juliano, Foguinho, Rafael Gava (Eliomar, 13’/1°) e Diego Miranda; Bruno Alves (Léo Jaime,40’/2°) e Ruan (Junior Juazeiro, 13’/2°). Técnico: Pingo
Aimoré: Marcelo Pitol, Gian, Douglão, Rafael Franco; Tôto, Gilson (Diguinho, intervalo), Wagner e Canhoto (Vinícius, 26’/2°); Marco Antônio e Gustavo Xuxa (Elias, intervalo). Técnico: Gelson Conte
Gol: Foguinho, aos 47 minutos do primeiro tempo e aos 38 do segundo; Bruno Alves, aos 28 minutos do segundo tempo
Amarelo: Bruno Alves (C) Diguinho, Rafael Franco (A)