Alento ao esporte caxiense
Desde 2005 trabalho diretamente com o esporte de Caxias do Sul e da região. E me incomoda o fato de o alto rendimento não ser valorizado por aqui. Por mais que se apoie as categorias de base, e é preciso destacar que revelamos muitos nomes de diferentes modalidades, ter um projeto adulto é fundamental para fomentar o interesse em jovens e crianças. São os exemplos.
Leia Mais
Caxias realiza promoções de ingressos para jogos em casa na Série D
Intervalo: É preciso ter orgulho e valorizar o feito do Caxias do Sul Basquete
Bem antes de ser jornalista, acompanhava nas quadras o time da Enxuta, no futsal, e assistia pela televisão o surgimento de potências como o basquete da Pitt/Corinthians, de Santa Cruz do Sul, além da Frangosul e a Ulbra, de Novo Hamburgo e Canoas, respectivamente, no vôlei. Todos conquistaram espaço no cenário nacional.
Mais do que isso: colocaram o Rio Grande do Sul no mapa do esporte brasileiro. É o que fazem na atualidade a ACBF e, nesses últimos anos, o Caxias Basquete. Ainda é pouco, mas para quem perdeu recentemente as equipes da UCS, no vôlei e futsal, e do Bento Vôlei, serve como alento.
Caxias do Sul precisa ainda entender a importância de valorizar o esporte. A comunidade mostrou que gosta, que apoia e tem interesse de acompanhar os jogos.
Só que, para montar times que briguem de igual para igual no cenário nacional, é fundamental o investimento. Neste caso, a maioria das nossas empresas e o poder público não tem essa visão.
Apoio e resultado
Logicamente, o resultado conquistado em quadra foi fundamental para essa relação entre torcida e time do Caxias Basquete. Porém, não acredito que seja algo passageiro. Quem foi ao Vascão nesta temporada ou acompanhou os jogos de outra forma passou a admirar o esporte, a vivenciar a emoção que só a modalidade oferece.
É uma relação que não ficará ligada apenas ao vencer ou perder. Caxias abraçou o basquete de vez. Que o projeto seja duradouro e o NBB 11 só confirme todas as lindas imagens e histórias que contamos na atual edição.
Leia Também
Ministério Público irá apurar denúncias sobre canil de Farroupilha
Concessões da ERS-122 e da RS-453 não estão nos planos do governo do Estado para 2018