O Rio Grande do Sul conhecerá o seu novo campeão de futebol americano neste sábado. A partir das 13h30min, Santa Maria Soldiers e Juventude FA repetem a final do ano passado. Desta vez, em um palco bem mais modesto. Sem o glamour do Beira-Rio, palco do Gigante Bowl em 2016, a decisão será no Estádio Presidente Vargas e terá a alcunha de Santa Maria Bowl – atual campeão, o Soldiers recebeu o direito de sediar a final por ter tido a melhor campanha ao longo do campeonato.
Os dois times chegam invictos à decisão. Cada um ganhou cinco jogos na temporada regular, além de uma vitória nos playoffs. O Soldiers anotou 378 pontos e sofreu 18. O Ju somou 250 pontos e levou 27.
Para o técnico do Juventude FA, Wesley Mota, o objetivo é devolver o resultado do ano passado, quando o time foi superado pelo rival de Santa Maria.
– A expectativa é que a gente consiga colocar em prática o que treinou nestas últimas duas semanas. Temos treinado muito, nos reunimos quase todos os dias. A ideia é colocar o plano de jogo em prática, executá-lo com o menor número de erros possível e aproveitar as chances que o nosso adversário der – projeta o treinador.
O fato de atuar na casa do rival não preocupa Mota, que acredita que a força ofensiva do Juventude possa prevalecer:
– Sempre o mandante vai ter uma vantagem, tem a questão da torcida. Mas o nosso time está bem focado em deixar isso de lado, esquecer essas questões e se focar apenas no jogo. O principal ponto do nosso time tem sido a evolução no ataque. Nossa defesa continua sólida. Perdemos algumas peças, mas trouxemos outras. A nossa característica é a consistência.
O Gauchão de Futebol Americano está em sua nona edição, a sexta na modalidade fullpads (com equipamentos de proteção). É a maior competição da história do Rio Grande do Sul, com 12 participantes. O Porto Alegre Pumpkins é o maior campeão, com quatro títulos. O Santa Maria Soldiers, campeão três vezes, terá a chance de igualar a marca. O Juventude foi campeão uma vez, em 2015, e tenta o bicampeonato.