Com uma dose extra de sofrimento, a ACBF precisou passar pela disputa de pênaltis para chegar nas semifinais da Copa Libertadores. Na noite de sexta-feira, o time ficou no empate em 2 a 2 com o Primero de Mayo, do Peru. Depois, prevaleceu a qualidade do goleiro Léo Oliveira, que defendeu duas cobranças.
O adversário da equipe de Carlos Barbosa na semifinal será o Real Antióquia, da Colômbia, que garantiu a classificação ao fazer 6 a 2 no Societtá Sportiva Bocca, do Equador. A partida será neste sábado, às 21h.
Nas quartas de final, o time laranja começou bem na partida e Deives abriu o placar, aos três minutos. Porém, a equipe da casa passou a controlar o jogo e com a marcação sob pressão dificultava as ações da ACBF. Os peruanos criaram algumas situações de gol, mas não conseguiram balançar as redes antes do intervalo.
No segundo tempo, a situação não mudou e o Primero de Mayo seguiu com a forte marcação. Mesmo assim, cedeu uma brecha e, aos 7min28s, Di Maria fez 2 a 0. No entanto, segundos depois, Garcia descontou. Empolgados pela força de mais de 2 mil torcedores presentes na arena, a equipe de Peru chegou ao empate um minuto depois com o gol de Ramires. O resultado persistiu até o fim do jogo.
Na prorrogação, cinco minutos para cada lado e nada de gols. Nos pênaltis, o Primero de Mayo abriu as cobranças e o goleiro Léo Oliveira defendeu a primeira. Depois, Deives mandou para a rede. Na segunda cobrança, Léo Oliveira foi na bola, mas não conseguiu impedir o gol do adversário. Mesmo assim, Felipe Valério colocou a ACBF na frente outra vez: 2 a 1. Na terceira cobrança dos peruanos, Léo Oliveira foi no canto esquerdo, defendeu e colocou o time de Carlos Barbosa entre os quatro melhores da América do Sul.