Em jogo muito fraco tecnicamente e com o Caxias do Sul Basquete/Banrisul mostrando um nervosismo acima do normal, a equipe caxiense foi derrotada pela Liga Sorocabana, por 67 a 59, e está rebaixada no NBB 9. Na próxima temporada, terá que disputar a Liga Ouro, novamente. O time do técnico Rodrigo Barbosa ainda joga na quinta, contra Pinheiros. Mas como perdeu os dois confrontos para o time paulista, não terá mais como reverter a situação.
Na sua pior apresentação do ano de 2017, a equipe acabou sucumbindo no excesso de erros ofensivos. Apenas 37,6% de aproveitamento no ataque. O destaque da partida foi o ala Ted, dos paulistas, com 21 pontos. No lado caxiense, o armador Carioca fez 15 pontos e estourou o limite de faltas a menos de um minuto do fim.
O primeiro quarto de jogo mostrou o tamanho do nervosismo que seria a partida. O aproveitamento ofensivo das equipes foi abaixo de 40%. A Liga Sorocabana chegou abrir seis pontos de vantagem, mas o Caxias Basquete tomou a frente no placar, antes dos primeiros cinco minutos. Destaque para o armador Vinícius. O adversário contava, exclusivamente, com a lucidez e habilidade do argentino Cafferata. De resto, muita transpiração. Mas com tantos erros dos dois lados, o período terminou equilibrado e com os caxienses à frente: 16 a 15.
Na segunda parcial, além do aproveitamento seguir baixo e jogo ruim tecnicamente, o Caxias Basquete demorou para encaixar. Quando o adversário abriu quatro pontos, Rodrigo Barbosa pediu tempo. Foi providencial. Os caxienses acordaram e equilibraram a partida. As equipes foram tão iguais que isso se espelhou no marcador. Fim de primeiro tempo: 34 a 34.
O roteiro se manteve na volta do intervalo. Muitos erros ofensivos e o jogo empatado. Dois jogadores fizeram a diferença, o ala Ted, da Liga Sorocabana, com uma cesta de três pontos e Carioca, para os caxienses, convertendo cinco dos seis arremessos de lance livre que teve. Fim de terceiro quarto, 48 a 47 para o time de Rodrigo Barbosa.
Os últimos 10 minutos foram ainda mais fracos tecnicamente. Com os dois times muito nervosos, os erros no ataque se repetiam e a diferença no marcador se manteve na primeira parte. O ala Bruno, dos paulistas, converteu uma de três pontos, há pouco mais de quatro minutos para o fim, e conseguiu virar o placar. A partir daí, a bola parecia queimar a mão do Caxias Basquete, que ainda desperdiçou muitas chances de ataque. Fim de jogo, derrota por 67 a 59 e o time caxiense está rebaixado à Liga Ouro.