O Brasil voltou a jogar mal e não saiu do 0 a 0 com o Iraque, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, na noite deste domingo. Com esse segundo empate, a seleção corre sério risco de deixar a Olimpíada – no que seria mais um dos grandes vexames do futebol nacional – ainda na primeira fase dos Jogos do Rio.
Na luta pela classificação, o Brasil enfrenta a Dinamarca às 22h de quarta-feira na Fonte Nova, em Salvador. No mesmo dia e horário, Iraque e África do Sul se enfrentam no Itaquerão.
Leia mais:
"Devemos desculpas ao torcedor", diz Micale após empate com Iraque
Para técnico do Iraque, seleção brasileira estava nervosa em campo
Cotação ZH: Weverton, Zeca e Thiago são os melhores no empate com o Iraque
Veja o que o Brasil precisa fazer para garantir a classificação:
– A seleção brasileira precisa vencer a Dinamarca para avançar às quartas de final do torneio olímpico sem depender do resultado de Iraque x África do Sul. Se Brasil e Iraque vencerem pelo mesmo placar, a definição do primeiro e do segundo lugar do Grupo A será definida por sorteio (no momento, as duas seleções estão empatadas em todos os critérios, como mostra a tabela abaixo).
– Se o Brasil empatar, tem de torcer por igualdade no outro jogo do grupo para decidir a vaga com o Iraque nos critérios de desempate. Nesse caso, terá de marcar mais gols do que o Iraque. Se as duas seleções empatarem com o mesmo número de gols, a segunda vaga do grupo será definida por sorteio (e a Dinamarca avança em primeiro lugar).
– Se perder, o Brasil será eliminado da Olimpíada.
– A rigor, até a África do Sul, que somou apenas um ponto e está em último lugar no Grupo A, tem chance de classificação. Se derrotar o Iraque e o Brasil não vencer a Dinamarca, a seleção africana avança para as quartas em segundo na chave, com a Dinamarca em primeiro. Se o Brasil vencer a partida de quarta-feira, a África do Sul também se classificará se bater o Iraque e descontar a desvantagem de dois gols no saldo que tem em relação à Dinamarca.
*ZHESPORTES