O Brasil encerra o primeiro dia do judô sem medalhas. Depois de Sarah Menezes, Felipe Kitadai também foi eliminado na repescagem e perdeu a chance de disputar um bronze na Olimpíada do Rio.
O sábado começou alvissareiro para Felipe Kitadai. Mas acabou em um ippon. O judoca da Sogipa caiu na repescagem e perdeu a chance de buscar o segundo bronze consecutivo ao perder para o uzbeque Dyiorabeck Urozboev. na reta final do combate.
Kitadai encarou um adversário duro. Quando perdeu nas quartas de final, Uruzboev cruzou pela zona mista com cara fechada e quimono aberto mostrando um lutador muito forte e atarracado. Foi esa força que usou para neutralizar Kitadai, ligeiramente mais alto e esguio.
Nem mesmo a força da torcida, que cantou o seu nome e torceu por em cada tentativa de golpe ajudaram. Antes da repescagem, o brasileiro havia iniciado com vitória Walide Khyar, da França, um francês de 21 anos. Depois, passou sem sobressaltos pelo alemão Tobias Englmaier. Nas quartas de final, cruzou com o atual campeão do Grand Slam, a principal competição antes da Olimpíada. Orkhum Safarov mostrou sua categoria ao aplicar um ippon faltando 2min32seg para a luta.
Kitadai saiu aplaudido e com uma torcida especial da Sogipa o apoiando, com direito a bandeira e tudo, quando se dirigia para o vestiário. Só que veio o uzbeque atarracado e seu sonho de medalha ficou pelo caminho.