A chegada da tocha olímpica na Serra gaúcha será por Gramado. A previsão é de que às 11h30min de sexta-feira inicie o revezamento na Região das Hortênsias, do Lago Negro até a Rua Coberta. Ao todo, serão 29 condutores que farão o percurso de 5,9 quilômetros. No caminho, as principais atrações da cidade estarão em destaque.
– Através de réplicas do Papai Noel, da Festa da Colônia, da orquestra de violões (Gramado In Concert), do Festival de Cinema, além das nossas belezas naturais. Vamos expôr isso nas rótulas e no trajeto que ela percorrerá em Gramado – destaca o coordenador do comitê organizador, Gustavo Sartori.
Ao chegar na Rua Coberta haverá uma festividade de 15 minutos, com o acendimento da pira olímpica, que terá formato de hortênsia. Esta pira ficará acesa na cidade até o início dos Jogos, dia 5 de agosto. A comunidade escolar já vem trabalhando com assuntos referentes às Olimpíadas. Inclusive, os alunos foram convidados a participar do percurso.
Em meio a tudo isso, algumas preocupações também existem. O trânsito deve ter vários bloqueios. A Avenida das Hortênsias e a Rua Borges de Medeiros serão fechadas no período do revezamento. Outra preocupação é com possíveis protestos.
– Gramado é uma vitrine e temos preocupações com protestos. Aquelas pessoas extremistas que podem tentar apagar a tocha. Não tiro o direito de protestar, mas temos que ter cuidado com isso. Estamos envolvendo 200 pessoas para auxiliar durante a passagem do símbolo olímpico por aqui – destaca Gustavo Sartori. Todo o desfile e a cerimônia vão durar uma hora.