A caminhada do Bento Vôlei rumo aos playoffs da Superliga inicia nesta quinta-feira, às 20h. E logo no início do caminho, uma pedra das maiores: o campeão paulista Funvic/Taubaté, um dos favoritos a ocupar um lado da quadra nas finais da competição. Mas é com a serenidade de sempre que o técnico do time serrano, Paulão, avalia que vencer os paulistas está longe de ser impossível.
- O Taubaté tem um plantel de grandes nomes. Contra o Montes Claros (na estreia na Superliga) estava um pouco descaracterizado, alguns jogadores de nível internacional foram poupados. Acho que vamos enfrentá-los perto de 100% do potencial. Nós temos que estar atentos ao time deles, mas também às nossas qualidades e ao que podemos fazer de bom. A Superliga é difícil e desgastante, mas se queríamos tanto chegar até aqui, vamos encarar todas as intempéries - destaca o treinador.
Paulão também considera que a perda do título do Estadual para o Vôlei Canoas, sem conseguir forçar um terceiro jogo, serviu para corrigir alguns caminhos e deixar o time mais preparado para a Superliga.
- Toda competição que você vá fazer, ganhando ou perdendo, te ensina. E perder permite ver os erros que estão camuflados, mesmo quando o time vem jogando bem. Nossa equipe e comissão técnica são experientes, já pudemos sentar e corrigir algumas coisas na nossa rota de treinos. Vamos começar a Superliga com o caminho já readequado - destaca.
Um dos principais nomes dos comandados de Paulão, o argentino Lucas Ocampo irá disputar a primeira Superliga. Isso após participar de quatro edições da Liga Mundial pela seleção portenha, que já defendeu por 51 vezes como titular. Prestes a estrear, ressalta a força da competição e sua crença no que a equipe pode almejar:
- O vôlei brasileiro é muito competitivo e tem uma das ligas mais fortes do mundo. Estou bastante ansioso, mas muito confiante de que podemos fazer um bom jogo, mesmo contra um dos principais candidatos ao título. Pessoalmente, acho que nosso time precisa ter como objetivo chegar aos playoffs. Depois vai depender de como chegarmos à fase decisiva.
Do outro lado, o filho de Paulão
A família Jukoski estará dividida no Ginásio do Abaeté, local da partida de hoje à noite. Dentro e fora de quadra. Nas arquibancadas, Claudia e Pietra, esposa e filha de Paulão, dividirão as atenções - e talvez a torcida - entre o técnico do Bento Vôlei e o outro filho do casal, Pedro Jukoski, levantador do Funvic/Taubaté.
Aos 20 anos, Pedro é considerado uma das revelações do vôlei brasileiro, com conquistas pelas seleções brasileiras de base. Ainda inexperiente, é o terceiro levantador do time paulista. Com a lesão do titular, Raphael, virou opção imediata no banco de reservas. Se entrar ao longo da partida, fará seu primeiro jogo pela Superliga.
- Vou torcer para ele não precisar jogar, porque se entrar, vai acabar com a gente. Joga demais - brincou o pai coruja, antes da viagem para Taubaté.
Além de Raphael, o Taubaté pode ter como desfalques outros dois jogadores importantes: o ponteiro Lipe e o central Otávio. Lesionados, os dois ficaram fora da estreia.
Vôlei
Contra o Taubaté, fora de casa, Bento Vôlei estreia na noite desta quinta-feira na Superliga
Time do técnico Paulão encara o campeão paulista, que pode ter desfalques importantes
GZH faz parte do The Trust Project