É mais uma daquelas histórias definidas em poucas palavras, mas que mostram o que pode representar uma conquista. Se foi na força do conjunto que a ACBF chegou até a decisão da Liga Nacional de Futsal, um personagem merece destaque antes do segundo duelo da final contra o Orlândia, neste domingo, às 13h, no Centro de Eventos em Carlos Barbosa.
Aos 25 anos, o pivô Rafa chegou ao clube nesta temporada e viveu uma montanha russa de emoções nos últimos meses. Em junho, a decepção. No jogo contra o ex-time, o Sorocaba, pela primeira fase da Liga, um lance bobo e uma grave lesão. O jogador rompeu o ligamento anterior cruzado do joelho esquerdo e precisou ser submetido a uma cirurgia.
A expectativa era de que ele ficasse fora das quadras por seis meses. Ou seja, estaria praticamente fora da temporada. Dos companheiros veio o apoio e a promessa de que eles chegariam o mais longe possível na competição para que ele pudesse voltar a atuar pelo time.
Deu certo. Em novembro, a superação. Em menos de cinco meses, após a recuperação surpreendente, Rafa estava em quadra na semifinal, justamente contra o Sorocaba, e marcando gol.
- É clichê, mas só posso falar em superação. Vinha bem no começo do ano, me machuquei e acabei ficando cinco meses parado. Foi um período de dedicação diária para tratar, em sábado, domingo, feriado, e agora vem a resposta. Foi um período difícil, mas as barreiras estão aí para serem ultrapassadas - resume Rafa.
No primeiro jogo da decisão, o pivô canhoto foi outra vez decisivo. Agora o sentimento era de felicidade pura. Com dois gols, um deles uma pintura num chutaço de primeira, ele ajudou a equipe laranja a conquistar a vantagem na vitória por 5 a 3 contra o Orlândia, em Uberaba.
- Era uma pressão até a mais porque o time vinha muito bem. Estou longe de estar 100% fisicamente, mas vai na vontade. Quero ajudar e o time está jogando comigo, cobrindo na marcação quando não consigo chegar. E a minha contribuição é essa, com os gols - destaca o pivô.
Na decisão deste domingo, novamente com ginásio lotado, Rafa estará presente em quadra para dar um ponto final no roteiro dessa sua história na Liga Nacional de 2015. Único campeão da Liga Futsal do grupo da ACBF - conquistou o título pelo Sorocaba em 2014 -, o pivô já tem na ponta da língua a frase que vem na cabeça ao projetar uma nova conquista:
- Vai ser incrível e inesquecível! A gente tem uma equipe jovem e queremos mostrar que nossa dedicação e trabalho nos levarão ao título.
Final em Carlos Barbosa
Após se recuperar de grave lesão, pivô Rafa quer levar a ACBF ao título contra o Orlândia
Jogador marcou duas vezes na vitória por 5 a 3 no primeiro confronto em Uberaba-MG
Maurício Reolon
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project