Esportes

No Canadá

Cinco atletas da Serra gaúcha vão disputar os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015

Thaisa, Tchê e Bressan são de Caxias do Sul. Endrigo é de Vacaria e Angélica, de Farroupilha

Arte sobre fotos / Divulgação
Thaisa Serafini, Alexandro Pozzer, Bressan, Endrigo Pereira e Angélia Malinverno são a Serra no Pan

São 36 esportes, 52 modalidades e aproximadamente 61 mil atletas de 41 países. Os números são indicativos da grandiosidade dos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, no Canadá. Nesse universo esportivo um ano antes das Olimpíadas do Rio, estão confirmados cinco serranos. De Caxias do Sul, Alexandro Pozzer (handebol), Bressan (futebol) e Thaisa Serafini (squash). De Farroupilha, Angélica Malinverno (vôlei). E, de Vacaria, Endrigo Pereira (ciclismo).

Isso sem contar Janice Teixeira, natural de Osório e que fez carreira no tiro em Bento Gonçalves. Já o ala e pivô Arthur Bernardi, de Caxias do Sul e do time de Rodrigo Barbosa, está treinando como convidado da seleção de basquete, que ainda não foi convocada.

Até 26 de julho, Toronto e sua região metropolitana receberão a 17ª edição do evento. A cerimônia de abertura dos Jogos ocorre nesta sexta-feira e vai ter como atração um espetáculo do famoso Cirque du Soleil.

Confira o quinteto serrano confirmado no Canadá:

THAISA SERAFINI

<A <p="" align="center"> 
Crédito da foto: Ricardo Wolffenbüttel, BD

Idade:
30 anos (14/2/1985)
Modalidade: squash
Cidade: Caxias do Sul
Principais conquistas: heptacampeã brasileira, campeã sul-americana e medalhas de prata e bronze em pan-americanos
Histórico: Começou a praticar squash com 10 anos, esporte incentivado pela mãe. Representa a Academia Vertical (SP), Academia Kviva (Caxias do Sul) e Squash Fitness (Porto Alegre). Orgulhosa de representar o país, o objetivo é conquistar uma medalha.

- O sentimento de representar o país no Pan é muito especial. No momento em que vestimos a camisa do Brasil, a gente pensa em representar bem todas as pessoas que torceram pela gente, que nos ajudaram ao longo da carreira. O fato de ser de Caxias do Sul é ter a certeza que o trabalho duro sempre dá resultado. Nós representamos um povo sério, trabalhador, e isso me orgulha muito e me move nas conquistas.

ALEXANDRO POZZER (TCHÊ)

<A <p="" align="center"> 
Crédito da foto: Wander Roberto, Photo&Grafia, divulgação

Idade:
26 anos (21/12/1988)
Modalidade: handebol
Cidade: Caxias do Sul
Principais conquistas: campeão pan-americano de clubes e medalha de prata em pan-americanos
Histórico: Conhecido como Tchê (D, na foto), Alexandro Pozzer começou a jogar handebol na escola e também no Recreio da Juventude, de Caxias do Sul. A partir de 2001, foi treinar no Rio de Janeiro e tudo foi acontecendo. Na seleção brasileira, participou da boa campanha no Mundial do Catar (eliminado nas oitavas de final). Joga em uma equipe da Espanha, a Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara.

MATHEUS BRESSANELLI (BRESSAN)

<A <p="" align="center"> 
Crédito da foto: CBF, divulgação

Idade:
22 anos (15/1/1993)
Modalidade: futebol
Cidade: Caxias do Sul
Principais conquistas: campeão da Copa do Mediterrâneo, vice-campeão brasileiro, bicampeão da Copa FGF e campeão gaúcho de juniores
Histórico: formado nas categorias de base do Juventude, Bressan foi vendido para o Grêmio e lá se tornou vice-campeão brasileiro em 2013. Agora em 2015, vive uma nova fase na carreira e joga em um dos times mais populares do Brasil, o Flamengo.

- É uma felicidade e uma responsabilidade vestir a camisa da seleção em um torneio que tem outras modalidades, que dá visibilidade. Muita gente tem parcela nesse grande sonho que estou realizando. E isso não consegui sozinho. Minha namorada, meus familiares e vários profissionais em Caxias do Sul me ajudaram a estar aqui. 

- Tenho o sonho de disputar as Olimpíadas e quem sabe um dia estar na seleção principal, mas isso é degrau a degrau. Tenho que ir passo a passo, aproveitar essa oportunidade do Pan e trazer o ouro para o Brasil, aí certamente vão vir coisas boas na minha vida. 

- Passa um filme na cabeça por tudo o que eu passei para estar aqui. Lembro de tudo, da escolinha de futsal do La Salle, do Juventude. Tenho muito a agradecer. Primeiramente, ao meu pai, que me passou a paixão pelo futebol, aos profissionais do Juventude, como o professor Jonas, um cara que eu admiro muito. Penso muito em Caxias do Sul, dos treinos no CT, as idas a pé para o Jaconi. O Juventude tem uma enorme parcela nisso, foi o clube que me projetou para o cenário do futebol, que me fez crescer, que me deu toda a base. Tenho um carinho enorme pelo clube e pela cidade.

ENDRIGO PEREIRA

<A <p="" align="center"> 
Crédito da foto: CBC, divulgação

Idade:
21 anos (5/3/1994)
Modalidade: ciclismo
Cidade: Vacaria
Principais conquistas: vice-campeão brasileiro sub-23 (contrarrelógio), vice-campeão sub-23 da Volta do Paraná e vice-campeão sub-23 da Volta do Rio Grande do Sul
Histórico: Endrigo (E, na foto) começou a competir em 2008, através de incentivos dos amigos de escola. O início foi na Associação de Ciclistas de Vacaria.

ANGÉLICA MALINVERNO

<A <p="" align="center"> 
Crédito da foto: CBV, divulgação

Idade:
26 anos (5/7/1989)
Modalidade: vôlei
Cidade: Farroupilha
Principais conquistas: campeã sul-americana juvenil, campeã da Liga Nacional e bicampeã mineira
Histórico: alta desde criança, Angélica (C, na foto, no fundo) começou a jogar vôlei em uma escolhinha de Farroupilha. Também atuou na base da UCS com o professor Fernando Lemos, em Caxias do Sul. Hoje, joga no Sesi, de São Paulo, e está na seleção feminina mais vitoriosa da história.

- Todo atleta sonha em representar o Brasil em uma competição tão grande como o Pan-Americano, que está apenas abaixo de uma Olimpíada. É um sonho se realizando.

- Comecei muito nova em Farroupilha e depois fui jogar na UCS. Joguei com o Fernando Lemos por quatro anos. Tenho muito agradecimento por tudo o que eles fizeram por mim, pelos meus pais, pela minha família. Sou muito grata. Hoje é um sentimento de dever cumprido. Essa conquista não é só minha, é nossa!

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Verão na Gaúcha

15:00 - 19:00