O Juventude tem um grande desafio na noite desta quinta-feira. Após 15 rodadas e a classificação como sexto colocado, um jogo definirá o futuro da equipe no Gauchão. A partir das 19h30min, no Estádio Colosso da Lagoa, o Ypiranga, que ficou em terceiro na primeira fase, é o adversário na briga por uma vaga na semifinal, quando retornam os duelos de ida e volta.
É difícil fazer qualquer prognóstico a respeito do jogo em Erechim. As duas equipes empataram sem gols na estreia do Estadual, tiveram campanhas com altos e baixos e terminaram separadas por apenas três pontos. A favor da equipe de Leocir Dall'Astra, o fato de atuar diante do torcedor.
- Desde o início da competição, se viu muito equilíbrio e será assim até o final. O Ypiranga leva uma pequena vantagem por jogar em casa e pela campanha, mas estamos preparados para fazer um grande jogo - avisa o capitão Pereira, que retorna ao time titular do Juventude.
Na véspera da decisão, os times optaram pelo mistério. A principal dúvida é saber qual esquema tático Picoli utilizará nas quartas de final. O treinador fechou os dois trabalhos táticos da semana e manteve as dúvidas na entrevista antes da viagem para Erechim.
- Os atletas sabiam que a gente poderia utilizá-los a qualquer momento. Talvez, desde o jogo contra o Passo Fundo, tenha encontrado uma evolução de sistema. Tudo pode acontecer nesse jogo. O grupo treinou para trabalhar em qualquer sistema. A resposta veio deles. Ousamos dentro da competição, por necessidade ou opção - explica o treinador.
As alternativas aumentam porque a comissão técnica terá apenas dois desfalques para o jogo: o ala Helder, suspenso, e o volante e ala-esquerdo Itaqui, lesionado. No meio-campo, Lucas e Edilson receberam oportunidades e tiveram bom desempenho nos últimos jogos. Seriam as alternativas em uma projeção mais ofensiva. Já o lateral-esquerdo Adriano está recuperado de lesão e pode ser a grande novidade.
- Preciso valorizar o trabalho da comissão técnica. Sabíamos da necessidade de ter todo o grupo à disposição na reta final. Também disse na pré-temporada que gostaria de ter 14 ou 15 jogadores se equivalendo. Hoje, é difícil de apontar quem são os titulares do Juventude. E isso me agrada, dá alternativas - destaca Picoli.
Decisão nesta quinta-feira
Em Erechim, Juventude enfrenta o Ypiranga em duelo por vaga na semifinal
Quem avançar, encara Grêmio ou Novo Hamburgo na próxima fase
Maurício Reolon
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project