Uma vitória colocaria o Caxias na terceira colocação do Grupo B e deixaria a vaga para a próxima fase bem encaminhada. Só que, outra vez, o time grená não conseguiu fazer valer a sua força como mandante. E poderia ter sido pior.
>> Veja como foi a cobertura em tempo real
>> Confira uma galeria de fotos da partida
Neste domingo, a equipe esteve perto de sofrer a terceira derrota seguida no Estádio Centenário, mas conseguiu se recuperar no finalzinho e empatou em 2 a 2 com o Madureira. Com o resultado, o Caxias segue fora do G-4 e vê as chances de classificação diminuírem.
Felipe Augusto e Ryan fizeram para os cariocas na primeira etapa, e Léo Carioca e Clayton marcaram para o time grená. Na próxima rodada, o Caxias recebe o Guarani, novamente no Centenário.
A primeira etapa pode ser definida por uma palavra: efetividade. O Caxias teve a posse de bola, mas quem marcou foi o Madureira. No início da partida, jogando em casa, o time de Itamar Schulle pressionou a saída de bola do adversário e conseguiu esboçar uma pressão. Mas faltaram as finalizações.
No primeiro lance de perigo do Madureira, Carlinhos conseguiu acertar um lindo lançamento e Felipe Augusto ficou livre para finalizar sem chances para Douglas: 1 a 0. O gol não diminuiu o ímpeto grená, que continuava dominando as ações. Só que não havia contundência.
A primeira chance clara da equipe grená veio em cruzamento de Chiquinho e cabeçada de Thiago Santana, que parou na grande defesa de Jhonatan. O Caxias não fez, o Madureira aproveitou. No rebote desse lance, os cariocas puxaram outro contra-ataque rápido e Carlinhos assistiu Ryan. O meia teve tempo para pensar e chutou no ângulo de Douglas, aos 19 minutos.
A partir do segundo gol, o Caxias se perdeu. Teve dificuldades para trocar passes e não conseguiu sequer outra conclusão com perigo. Com atuações muito apagadas, o volante Preto e o meia Chiquinho eram facilmente dominados pelo time carioca, que tinha na velocidade a sua principal arma. Com muitas vaias e protestos da torcida, o Caxias foi ao vestiário ciente de que precisava melhorar para manter vivo o objetivo da classificação.
Para a segunda etapa, Schulle sacou Preto e Chiquinho e colocou Alisson e Lucão. O Caxias ampliou seu domínio territorial, mas continuava sem finalizar. O primeiro chute a gol foi somente aos 15. A bola rodou pela área e Lucão chutou fraco.
Depois da entrada de Clayton, o time grená melhorou. O meia arriscou duas vezes de fora da área e, em uma delas, obrigou Jhonatan a se esticar todo para fazer a defesa.
O jogo se encaminhava para um final melancólico e o torcedor já estava impaciente. Foi quando veio o gol de Léo Carioca. Em cobrança de falta, o zagueiro chutou rasteiro, a barreira subiu e a bola foi morrer no canto do gol.
Era o que o torcedor e os jogadores precisavam para voltar a acreditar. A partir daí, o Madureira ficou encurralado na defesa e o Caxias se jogou para o ataque. Como prêmio, chegou ao empate. Thiago Santana fez outra bela jogada e tocou de calcanhar para Clayton. O meia chutou de pé esquerdo e acabou encobrindo o goleiro Jhonatan: 2 a 2.
Nos minutos finais, Carlinhos ainda perdeu grande chance de colocar o Madureira novamente à frente do placar. Já o Caxias teve em uma cabeçada de Thiago Santana sua melhor oportunidade. No final, empate e uma mistura de frustração e alívio.
Ficha técnica
Caxias
Douglas; Bebeto, Fred, Léo Carioca e Peixoto; Baiano, Preto (Alisson, int.), Wallacer e Chiquinho (Lucão, int.); Leandro Costa (Clayton, 15/2º) e Thiago Santana. Técnico: Itamar Schulle.
Madureira
Jhonatan, Felipe Cordeiro, Aislan, Thiago Cardoso e Luiz Paulo; Gilson, Ryan, Victor Bolt e Carlinhos; Felipe Augusto (Rodrigo Lindoso, int.) e Rodrigo Pinho (Berg, 26/2º). Técnico: Leston Júnior.
Gols: Felipe Augusto (M), aos 6min, Ryan (M), aos 19min, no primeiro tempo. Léo Carioca (C), aos 30min, Clayton (C), aos 40min, no segundo tempo.
Árbitro: Evandro Tiago Bender, auxiliado por Rosnei Scherer e Thiaggo Labbes.
Cartões amarelos: Baiano, Léo Carioca (C);
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul.
Frustração e reabilitação
Caxias sai atrás, mas busca empate em 2 a 2 com o Madureira e mantém chances na Série C
Time grená chegou a estar perdendo por 2 a 0 e conseguiu conquistar ponto nos minutos finais
Maurício Reolon
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project