Um exemplo de qualidade em Caxias do Sul é a Gáutica Tecnologia em Informação. Em maio, entre mais de 2 mil concorrentes, a caxiense recebeu, em Brasília, o Prêmio Nacional de Inovação destinado às pequenas companhias. Concedida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Rio Grande do Sul e pela Confederação Nacional da Indústria, a premiação valida iniciativas que contribuem para o aumento da competitividade do país. Para ser referência, a Gáutica produz soluções tecnológicas (sites, aplicativos, sistemas) personalizadas.
>> Veja mais exemplos que fazem de Caxias uma cidade padrão Fifa
- Levamos em conta onde o cliente quer chegar e quem ele quer atingir - explica Éderson de Almeida Pedro, diretor da Gáutica e fundador da empresa juntamente com Estevan Rech.
A empresa conta com 60 clientes ativos e 150 projetos em andamento. Mas a inovação não foi a única responsável pela conquista recente:
- Um dos critérios analisados é se a gestão também é inovadora. Considero esse um dos principais diferenciais da Gaútica: todos os colaboradores são extremamente envolvidos nos processos - avalia Marina de Castilhos Lucena, que atende a empresa por meio do projeto Agentes Locais de Inovação do Sebrae.
Prova dessa gestão compartilhada é o ambiente de trabalho dos 10 colaboradores - há videogames, jogos e paredes estilizadas por eles. Arthur Bleil, coordenador de inovação, lembra que logo que entrou na Gáutica ganhou um iPhone por ter conseguido realizar um desafio profissional. Daqui uns meses, virá nova bonificação: vai aos Estados Unidos estudar com todas as despesas pagas.
- Os produtos acabam sendo inovadores porque a gestão valoriza e estimula o crescimento de quem produz - defende Bleil.
Caxias padrão Fifa
Empresa ergue o Oscar da inovação
Gáutica Tecnologia em Informação foi premiada em Brasília concorrendo com 2 mil instituições
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: