A construção do futuro, em meio a um ambiente de trabalho cada vez mais moldado pelo uso da inteligência artificial, pautou a palestra do especialista em Design de Experiência, facilitador e palestrante Rodolfo Bonifácio, no Let's Marketing, na tarde desta quarta-feira (9). O evento é realizado pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e reúne mais de 600 pessoas, com atividades até a noite.
— Eu costumo dizer que a nossa próxima revolução é a revolução da sensibilidade. Eu acredito muito que a transformação humana é o motor para a gente construir futuros prósperos. A gente tem inteligências artificiais generativas, tem desafios de redes sociais... Mas o motor da transformação é o motor humano — defende o palestrante.
Bonifácio provocou a plateia a pensar em como a profissão de cada um estará nos prazos de cinco e 10 anos. Ele defendeu que os profissionais precisam se adaptar e, sobretudo, criar uma cultura de antecipação, construindo estratégias para continuarem relevantes no ambiente de trabalho. Lembrou ainda que até 2027, segundo o Fórum Econômico Mundial, 23% dos empregos atuais irão mudar, enquanto 69 milhões serão criados e 83 milhões serão eliminados.
Para o palestrante, então, é preciso estar atento às habilidades humanas que as máquinas não têm condições de construir, tais como a sensibilidade, a criatividade, a curiosidade e a aprendizagem contínua. Bonifácio ainda argumentou que a construção do futuro passa também pelo combate à separatividade dentro das empresas:
— Essa ideia de destruir o outro, de combater o outro, nos impede de construir o futuro. Não vamos nos separar, vamos estar aqui pertinho, vamos aqui junto. Você não sabe? Beleza. Vamos aqui resolver. Vamos sentar, vamos conversar, vamos ter conversas difíceis — conclui.
O Let's Marketing está na terceira edição e tem o objetivo de educar o mercado sobre a relevância do setor para as empresas, além de capacitar e qualificar os profissionais.