Humanizar atendimentos, entender as necessidades do cliente e buscar autenticidade aos negócios foram algumas das lições que os mais de 500 participantes do 6º Simpósio Estadual do Varejo puderam prestigiar. O evento, que ocorreu nesta quinta-feira (29), em Caxias do Sul, contou com 10 horas de conteúdos em palcos simultâneos, além de 25 marcas parceiras.
No palco principal, a mentora de negócios de moda Alzira Vasconcelos, as atrizes Danni Suzuki e Mariana Xavier e o músico Marco Túlio Lara dividiram as respectivas experiências e conhecimentos com assuntos pertinentes ao setor, como inovação, autenticidade e humanização do serviço.
O presidente do Sindilojas Caxias, entidade promotora do simpósio, Rossano Boff, avalia que o maior aprendizado é sobre como servir:
— Eu entendo que todos nós nascemos com essa missão, porque, querendo ou não, em algum momento nós servimos e em outro momento nós somos servidos. É importante que a gente tenha essa sensibilidade de se colocar sempre um no lugar do outro para que a gente humanize o atendimento e o serviço — pontua Boff.
Para o presidente, nem sempre o cliente entra no estabelecimento comercial com a intenção de comprar um produto. Segundo ele, na maioria das vezes, o consumidor busca a solução de um problema.
— É importante estarmos dispostos a servir. Justamente para suprir uma carência e uma necessidade do cliente. A sensibilidade dos palestrantes com o nosso comércio e com a nossa região faz a diferença — avalia.
Confira abaixo aprendizados e experiências que os participantes do Simpósio do Varejo vivenciaram:
Autenticidade é a palavra-chave
Na palestra Seja Seu Próprio Padrão, a atriz Mariana Xavier foi enfática ao dizer que é necessário libertar-se de pressões sociais, familiares e culturais. Para ela, o poder e a importância da autenticidade falam mais alto.
— É importante se conhecer profundamente a ponto de entender o que faz sentido para você. Encontrar o seu próprio caminho e seu próprio modelo de felicidade. Então, quando eu falo de quebra de padrão, não é só sobre o corpo, que é o que as pessoas acabam pensando imediatamente, é sobre comportamento, é sobre a sua vida profissional — explica a atriz.
Dividindo experiências pessoais, desde a escolha da profissão até a quebra de padrões estéticos, Mariana afirma que, acima de tudo, deve-se entender o que é mais importante para si.
— Se for para pagar um preço, que seja pelo que realmente faz sentido para a gente. Para o varejo, esse tema se encaixa tanto na iniciativa dos empresários, de terem coragem de apostar no que acreditam, o que faz sentido e de terem coragem de ousar. E acho que tem muito a ver com ampliar os nossos horizontes e conseguir receber melhor esse cliente, entender que ele tem uma forma de ser e que a gente consiga quebrar alguns preconceitos e acolher esse cliente da melhor maneira possível — finaliza.
Saúde e bem-estar para motivar
Se a saúde é uma preocupação de pessoas de diversas faixas etárias e classes sociais, no mundo do trabalho não seria diferente. E para motivar, relaxar e tornar o ambiente de trabalho mais atrativo, o estande da Clínica de Atividade Física Rofit ofereceu serviços de massagem para que os participantes relaxassem.
— A saúde trabalha a prevenção, não o adoecimento. Então, a gente cuida do indivíduo antes que ele adoeça. E um dos serviços é esse de bem-estar, para que a pessoa se sinta bem no ambiente de trabalho, já que hoje as pessoas passam a maior parte do tempo no trabalho — contextualiza a proprietária, Rosângela Stein.
Além do relaxamento com massagem, a empresa oferece a prática de ginástica laboral, para incentivar o movimento e a prática esportiva aos colaboradores de empresas.
— O tema do simpósio é "Faça a diferença". Imagine chegar no ambiente de trabalho, ou mesmo um cliente, e encontrar um dia diferente, com benefício como uma massagem, como experimentar óleos essenciais. Eu acho que isso, sim, é fazer a diferença no varejo. Levar esse benefício tanto para o funcionário, quanto para o cliente — exemplifica.
Facilitar a gestão
A empresa caxiense VendaBem foi uma das 25 marcas presentes no simpósio. Por lá, a oferta era da gestão de lojas na palma da mão, por meio de um aplicativo.
O sistema é especializado para lojas, principalmente as que têm filiais. De acordo com o gerente de relacionamento, Gustavo Susin, a proposta é de oferecer a gestão comercial.
— Toda a parte de venda, gestão de estoque, gestão financeira estão contempladas. A gente faz toda a gestão. A parte de controle de transferências de estoque para multifiliais, até a parte de contas a pagar, contas a receber. Para o dono da loja, a gente disponibiliza aplicativos gerenciais, onde ele consegue controlar sem estar na loja, sem precisar estar vendo como está o fluxo de vendas dele no dia. Ele consegue consultar tudo pelo aplicativo — resume Gustavo.
Planejamento para alavancar
A CEO da primeira escola de negócios de moda do país, "O Novo Varejo de Moda", Alzira Vasconcelos, já formou mais de 6 mil empresários de moda. Atuou como gestora em grandes fast fashions brasileiras e internacionais e, no Simpósio do Varejo, afirmou que é necessário ter planejamento e entender o seu cliente para ter sucesso nas vendas.
— Entendi que estar na posição de aprendiz é o que nos leva além — resumiu.
A empresária alertou os participantes sobre a aceleração do mercado digital e a necessidade de estar antenado nas tendências, além da flexibilidade de se modernizar no mercado online.
— Vocês estão abertos a mudar? Temos que mudar na velocidade que o mundo muda. Não adianta ficar indignado se você não está disposto a mudar — enfatiza.
Para acelerar a mudança, Alzira apresentou o conceito dos quatro "P": Planejamento, Público-alvo, Produto e Publicidade. De acordo com a palestrante, é necessário saber para quem se vende, como o produto será útil e, principalmente, não deixar o planejamento para última hora.
— O Natal está chegando, a Black Friday está chegando, o Dia das Crianças está chegando. Vocês já fizeram o planejamento? — provocou.
Além do planejamento, outra dica de Alzira aos participantes foi sobre a experiência do cliente. Para ela, é necessário entender o que consome, o que ouve, como pensa, quem inspira e o que representa o cliente. Só assim a experiência será adequada e positiva no varejo.