As vendas no comércio caxiense para o Dia dos Namorados apresentaram crescimento de 4,2% em 2024 na comparação com o ano passado, aponta um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL). De acordo com a entidade, o número ficou próximo ao projetado antes da data, que apontava para um incremento de 3,7%. O tíquete médio das compras ficou em R$ 259,72.
Conforme a CDL, os dias secos e frios na semana que antecederam a data tiveram importante relevância para a alta. Itens como jaquetas, malhas, moletons e tênis estiveram entre os mais vendidos no ramo do vestuário; nas floriculturas, a procura maior foi por arranjos e buquês; nos cosméticos, perfumes e cremes hidratantes lideraram; vinho, tábuas de frios, kits de chocolate, além de utensílios domésticos e joias e relógios tiveram grande busca na data.
Dos lojistas entrevistados pela entidade, 43,3% disseram que as negociações foram melhores em comparação a 2023. Dos 26,7% comerciantes que registraram queda nas negociações, 68,4% citaram como motivo ainda o reflexo dos eventos climáticos de maio, outros 21,1% não souberam responder e 10,5% apontaram outras causas.
Entre os que participaram da pesquisa, 51,5% acreditaram que a decoração ajudou a despertar os sentimentos de romantismo, o que contribuiu no incremento das vendas, e 18,2% citaram que isso auxiliou um pouco.
Entre os que obtiveram aumento nas vendas neste ano, 63,2% apontaram maior divulgação da loja e dos produtos nas redes sociais, enquanto 21% indicaram as promoções e os descontos como motivo para o incremento. Outros 10,5% contaram que foram as condições de pagamento, como o parcelamento, e 5,3% a maior quantidade de produtos.