O volume de vendas na Páscoa não foi bom para o comércio caxiense em 2024. Isso porque, segundo uma pesquisa feita pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Caxias), foi registrada uma queda de 3,6% em comparação com o ano passado. Já o tíquete médio ficou em R$ 198,30, 6,7% abaixo em relação ao ano passado, e abaixo dos R$ 212 projetados antes da data comemorativa pela entidade.
Conforme o levantamento, os ovos de chocolate figuraram mais uma vez no topo da lista de preferências dos consumidores, representando 41,3% das compras de Páscoa. Na sequência aparecem os bombons (26,4%), as barras de chocolate (17,6%), as cestas de chocolate (8,9%) e os coelhos de chocolate (5,8%).
Para 41,7% dos lojistas entrevistados, as vendas no período foram iguais as do ano passado, enquanto 37,5% relataram terem sido pior, e 20,8% melhor. De acordo com a CDL Caxias, o aumento nos preços e o período do mês em que foi celebrada a Páscoa, no último dia de março, algumas pessoas buscaram opções mais baratas, já que uma parte dos consumidores ainda não havia recebido salário.
O levantamento ainda revelou que a maior procura pelas compras de Páscoa ocorreu uma semana antes da data, conforme 34,5% dos entrevistados. O pagamento em dinheiro liderou como escolha para 40,50% dos caxienses. Em seguida o Pix foi opção para 25,70%, cartão de crédito 20,30% e cartão de débito 13,50%.