Pelo terceiro mês consecutivo, Caxias do Sul registrou saldo positivo na geração de empregos formais. São 127 vagas com carteira assinada em março, enquanto que, no primeiro trimestre, o saldo é de 4.686. Os dados compõem o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo governo federal nesta terça-feira (30).
A indústria foi o setor que mais gerou vagas no terceiro mês do ano (638), seguida pelos serviços (213) e pela construção (31). A agropecuária e o comércio, por outro lado, registraram mais demissões que contratações no período, com saldo de -688 e -67, respectivamente.
Embora o dado geral de março tenha ficado bem abaixo dos dois meses anteriores, ainda é mais otimista do que o mesmo mês de 2023, quando foram contabilizadas mais demissões que admissões, com saldo de -139 carteiras assinadas. A soma do trimestre também é maior que no ano passado, quando os três primeiros meses contabilizaram 2.138 postos de trabalho no maior município da Serra.
Para a economista, professora e diretora de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Maria Carolina Gullo, os dados de março não representam surpresas diante do cenário municipal. Ela aponta que as demissões da agricultura são esperadas e que o fechamento de vagas no comércio pode indicar um ajuste tardio nas contratações temporárias.
— A indústria pode não ter sido um número tão forte como o dos meses anteriores, mas demonstra que ainda está contratando. O comércio caiu um pouco porque talvez tenha ficado um período maior com os temporários (requisitados no final do ano). Os números estão dentro do esperado. A gente não imagina que, ao longo de todo ano, vai sustentar este crescimento forte dos últimos tempos. A tendência é ficar mais perto de uma estabilidade, até porque nós estamos chegando quase num pleno emprego de mão de obra em Caxias — opina.
Opinião similar sobre o cenário caxiense é compartilhada pela professora e coordenadora do Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Lodonha Maria Portela Coimbra Soares. Ela aponta, por outro lado, para uma avaliação mais detalhista para o estoque de empregos de Caxias do Sul.
— Observamos, geralmente, no início do ano, um número muito grande de contratações do setor agropecuário, principalmente pelos empregos temporários. Quando chega março, há demissões. Estas pessoas vão para a colheita de outros produtos. Mas gostaria que avaliássemos o estoque, que é quantidade de trabalhadores economicamente ativos que estão inseridos no mercado formal de trabalho. Estamos em 168 mil, que é um número bem alto, beirando ao período em que nós estávamos por volta de 2013, em que a gente chamou de pleno emprego — pontua Lodonha.
Agência do Sine tem 222 vagas para quinta-feira (2)
Para quinta-feira (2), próximo dia útil desta semana, a agência do Sine de Caxias do Sul tem oferta de 222 vagas de emprego. A descrição de cada uma pode ser acompanhada presencialmente, no local, ou antecipadamente por meio deste link.
O Sine está localizado na Rua Bento Gonçalves, 1901, Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. As senhas para atendimento são distribuídas das 8h às 9h30min para o período da manhã e das 13h às 14h30min à tarde.