Os corredores do Serra Park, onde ocorre mais uma edição da Gramado Summit, estão lotados de pessoas que vêm de todos os lugares do país atrás de novas experiências e conexões que possam dar um novo rumo aos empreendimentos que gerenciam ou pretendem criar nos seus Estados de origem. Somente quarta-feira (10), 15 mil pessoas passaram pelo local, número considerado recorde pela organização – nos três dias da edição passada, o público total foi de cerca de 10 mil pessoas. Mas quem é o público de um evento que oferece momentos criativos e oportunidades tão cobiçadas? Com ingressos a partir de R$ 1.490, a reportagem foi em busca de profissionais quem investem tempo e dinheiro para estar na Serra gaúcha.
E uma comitiva de Cuiabá, no Mato Grosso, ajuda a responder a questão. Proprietária de uma rede de clínicas no setor da saúde, a psicóloga Joana Araújo está pela segunda vez em Gramado para o evento. Em 2023, estreou viajando sozinha. Já para a edição deste ano, fez questão de trazer três funcionários consigo, porque, segundo ela, vale muito a pena o investimento.
— Nosso objetivo aqui são novas experiências e afirmações das experiências que já temos. Conciliar as vivências que temos, as práticas na minha cidade, junto com a imersão na cultura e buscando por modelos de um Estado que tem sido referência em muitas coisas, e que podem agregar no meu currículo. Como o nosso trabalho envolve serviços voltados principalmente para crianças com atraso do desenvolvimento, eu preciso estar constantemente atualizada, tanto na área da saúde quanto na área do negócio — relata Joana.
Conexão, engajamento, inteligência artificial, digital, contabilidade, leis e jurisprudências, autismo. Essas são algumas das palavras que surgem no bate-papo com a psicóloga, que avalia o evento gaúcho como tão ou mais importante do que similares que participou em diversos lugares do mundo.
— Aqui eu consigo ter a mesma experiência que já tive na Itália, em Portugal, Espanha, Nova York, Los Angeles, Orlando, em muitos países e cidades. Valorizar o ensino, a educação e todos os investimentos no Brasil. É muito bom poder viver isso — ressalta.
Mentes e empreendedores conectados
Conectar empreendedores é o que traz os empresários Márcio Oliveira, Silvana Oliveira e Everson Rodrigues a Gramado. Fundador e CEO do projeto Grupo Mentes Brilhantes, Márcio acredita que a feira de inovação também oferece as oportunidades de trabalhar o quesito gestão, foco da participação do trio.
— O Mentes Brilhantes é um projeto que capacita empreendedores. Então, estamos aqui justamente para encontrar amigos e fazer essas conexões. Sendo do Rio Grande do Sul e atuando principalmente em Porto Alegre, trazemos referências de São Paulo, de outros Estados do Brasil, para falar sobre empreendedorismo em várias vertentes, seja gestão de pessoas, liderança, negócios, vendas e outros. A Gramado Summit impulsiona todo esse cenário — defende o empreendedor Márcio Oliveira.
Já para Silvana, a presença garante também a prospecção de novos negócios e leitura dos panoramas para engajar cada vez mais clientes. Para ela, o custo-benefício entre investimento e retorno da Gramado Summit tem um saldo positivo.
— Eu sempre falo que o investimento em um evento depende muito da pessoa. Então, se ela tiver um propósito claro do porquê veio e com quem que ela quer se conectar, vale muito. E um evento com esse capacita, treina líderes e empresários. O meu foco está em conectá-los com o próximo nível que podem atingir. Sou da área de compra e venda de empresas. E sempre falo que uma empresa vai ser vendida, falida ou sucedida. Eu sou a pessoa que vende, caso seja esse o destino dela. Então, nesse caso, é preciso estabelecer as conexões certas, estar ligado no mercado — aponta a empresária.