Até sexta-feira (18), Gramado é ponto de encontro e debates para o setor responsável por 86% da arrecadação municipal. Aberto na manhã desta quarta-feira (16) com o encontro que reuniu gestores públicos de todo o Estado, o 4º Fórum Gramado de Estudos Turísticos apresenta nesta quinta-feira (17) práticas determinantes para alcançar o sucesso ao empreender no setor.
A convidada é Ana Clévia Guerreiro, analista da unidade de competitividade do Sebrae Nacional. Coordenadora do Núcleo de Turismo, Economia Criativa e Artesanato e mestre em Gestão de Negócios Turísticos, Ana abordará formas de identificar tendências e surfar nas oportunidades geradas por elas.
O painel terá mediação da coordenadora estadual da Economia Criativa e Turismo do Sebrae RS, Amanda Paim, e ocorre às 9h15min, na Expogramado. Em pauta também está a necessidade de manter valores e propósitos ao que é oferecido ao visitante.
— A gente vê muitas empresas que querem crescer, e outras que querem manter determinado padrão para serem únicas em seu segmento. É preciso ter clareza do propósito do negócio e se perguntar de que forma ser visto pela concorrência e pela sociedade — atentou Ana.
Manter a essência e permanecer ligado à cultura da região onde o turismo é explorado é, inclusive, um cuidado a ser levado em consideração, de acordo com a analista.
— É preciso inovar para se manter relevante, mas manter identidade. Eu entendo que a Serra tem conseguido alinhar diversas vocações como a gastronomia e o enoturismo. Ela não é destino de uma vocação só, faz um conjunto de nichos diferentes em turismo de eventos, diversão e gastronomia. É preciso ter cuidado para não ser destino de uma coisa só — citou.
Após o painel, sobem ao palco o diretor do Acquamotion, Peterson Perin, e o diretor do Alpen Park, Renato Junior, para tratar sobre as emoções criadas por parques temáticos, a maior tendência em turismo vista atualmente em cidades como Gramado e Canela.
São atrações temáticas que enxergaram a oportunidade e entenderam como explorar a necessidade de mercado, em uma receita de sucesso que trouxe ainda outros empreendimentos credenciados por marcas como Nasa, NBA e Turma da Mônica.
5 práticas de sucesso ao empreender no turismo
Mestre em gestão de Negócios Turísticos, Ana Clévia Guerreiro palestra sobre o tema nesta quinta-feira (17) e relaciona abaixo itens que considera fundamental para ter sucesso ao empreender no setor:
:: Identificar tendências
:: Analisar oportunidades que surgem delas
:: Inovar
:: Ser fiel ao propósito
:: Não perder a identidade da região onde está instalado
Fórum é destaque no calendário do setor
O Fórum Gramado de Estudos Turísticos começou na manhã desta quarta (16), e logo na abertura houve o Encontro Setur RS, que reuniu cerca de 100 secretários e diretores de Turismo do Rio Grande do Sul para debater os rumos do turismo no estado no ano de 2023. O debate promoveu a troca de ideias e experiências, abordando estratégias para promover o turismo sustentável e atrair visitantes.
O secretário de Turismo do RS, Luiz Fernando Rodriguez Junior, destacou que a importância do setor para a transformação dos municípios e regiões:
— As pessoas estão enxergando e acreditando que o turismo não é somente algo de lazer, no sentido da virtuosidade, é business, é uma indústria inclusiva e sustentável e que pode produzir transformação local. E o Estado tem de estar ao lado dos empreendedores, desembargando processos e estar ao lado das administrações públicas municipais, fazendo sinergia a todo e qualquer investimento e, acima de tudo, demonstrando que todos podem ter confiança nesse novo momento de investimento no turismo.
Simultaneamente, a Feevale apresentou em outras salas, as sessões temáticas, com apresentações de trabalhos de extensão, graduação e pós-graduação. Essas apresentações proporcionaram um espaço para que pesquisadores e estudantes compartilhassem descobertas e contribuições para o campo do turismo, enriquecendo o conhecimento e estimulando o debate.
Após o intervalo de almoço, os participantes puderam escolher entre diversas oficinas e minicursos, que abordaram tópicos relevantes para a indústria do turismo. Destaque para a oficina sobre Roteirização, ministrada pela professora Rosi Souza Fritz, da Feevale, e pelo diretor de Turismo de Novo Hamburgo, Deivid Schu, que exploraram estratégias para o desenvolvimento de turismo cultural e criativo. Outra oficina abordou as boas práticas de hospitalidade, ministrada por Daniel Vicente Bonho, professor da Feevale.
A tarde reservou um espaço para a apresentação de cases inspiradores. Representantes de diferentes cidades e setores compartilharam experiências e sucessos no âmbito do turismo. Cases de municípios como São Francisco de Paula, Nova Petrópolis, Sapiranga, Três Coroas, Gramado e Porto Alegre foram apresentados, juntamente com casos ligados à hotelaria, consultoria e gastronomia. Esses exemplos práticos forneceram insights valiosos sobre como o turismo pode ser impulsionado e inovado em diferentes contextos.
Programe-se
::: O quê: 4º Fórum Gramado de Estudos Turísticos
::: Tema: Comunicação inteligente, turismo eficiente
::: Quando: até sexta-feira (18 de agosto)
::: Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, no Centro de Gramado)
::: Mais informações e programação completa: www.forumgramado.com.br