Recém-chegada a Caxias do Sul, Camila Figueiredo encara o desafio de liderar o marketing do principal shopping da região. Mas a gaúcha de Santa Maria tem experiência e vontade para a tarefa. Com seis anos de atuação em shoppings da região central do Estado, chega para ser gestora de marketing do Villagio Caxias e aproximar ainda mais o empreendimento da comunidade com ações e eventos especiais. Nesta entrevista, Camila conta os planos e sua história. Confira:
Quais são os seus planos para o Villagio Caxias?
Estou aqui há pouco tempo e já me senti em casa. Caxias e Santa Maria têm similaridades, guardadas as devidas proporções. A ideia é a gente conseguir se aproximar mais da comunidade. Esse é um trabalho que a administração do shopping já vem fazendo e a ideia é dar continuidade, trabalhar ações pontuais, eventos em datas comemorativas, dar continuidade a trabalho da administração de o shopping ser um ponto de encontro. . O motivador principal das pessoas estarem no shopping é fazer compras, mas também é passear, é lazer. Que a gente consiga trazer um fluxo para o shopping para que ele (consumidor) tenha uma experiência legal, significativa, relevante, que guarde essa lembrança de momentos especiais e únicos no shopping e, óbvio, oferecer opções de um mix completo para o cliente encontrar tudo que precisa. Mas, antes disso, um espaço que acolha, um espaço democrático. A ideia é estar muito próximo do que a cultura do caxiense valoriza, as datas, o caxiense gosta de fazer e ofertar essas ações diferentes.
E como se aproximar ainda mais da Serra, já que o Villagio é um shopping regional?
Esse ponto é superimportante, somos um shopping regional. Além disso, conseguimos atingir as pessoas que estão na região visitando, porque a gente sabe do potencial turístico da região e o nosso propósito em estar próximo é participar das ações regionais, as festas típicas, as datas comemorativas do interior e abrindo as portas do shopping para esses eventos. A gente já tem um canal aberto há algum tempo com essas cidades e prefeituras. O shopping está de portas abertas para receber comunidade, tanto para falar de negócios quanto para receber a comunidade que na busca de relação com grandes marcas ou entretenimento, como opção.
Como foi sua experiência em shopping em Santa Maria?
Não comecei a trajetória profissional em shoppings. Trabalhei em outros segmentos, com vendas, tecnologia, mas entrei no varejo em Santa Maria há seis anos e a gente costuma brincar que o mosquitinho do shopping pica a gente e fui impactada por esse meio que é realmente apaixonante. Sou muito realizada em estar no meio de shopping, a gente trabalha sem rotinas. Tem aquele calendário do varejo o ano todo, mas são possibilidades infinitas, então, é uma coisa que me realiza muito. Tem uma gama muito grande, porque dentro de um shopping tem todos os tipos de lojistas. Meu primeiro dia de trabalho (em shopping) foi num shopping em Santa Maria quando estava sendo inaugurado. Comecei com um superdesafio, era um shopping já tradicional, antigo na cidade, mas que estava enfrentando momento desafiador da inauguração de um concorrente muito grande. Um ano e meio depois, eu migrei para a concorrência, no shopping Praça Nova, em Santa Maria, e lá fiquei por quatro anos. O shopping anterior foi a minha escola, me introduziu ao mercado de shopping center, mas o Praça Nova Santa Maria foi onde consegui me consolidar como profissional e, principalmente, entrando nessa administradora de muitos shoppings do país. Isso enriquece muito o nosso dia a dia, porque se consegue trocar muito com muitos shoppings e pessoas do Brasil inteiro. Estamos com os melhores profissionais para conseguir absorver e trabalhar junto. Aí, surgiu a oportunidade de vir para Caxias. Fiquei muito feliz, porque eu consegui estar ainda dentro do meu Estado. Tive oportunidade de me deslocar, vir para uma região maior, mais próspera, mas ainda assim estar dentro do meu Estado que acaba me deixando mais em casa. Percebo que essa mudança de endereço não foi tão abrupta e isso é bom porque tem uma questão cultural, o RS acaba sendo um pouquinho diferente. Cada região do país tem particularidades e tem sido muito bom poder trazer todo o meu repertório e ainda assim estar no RS.
Tento ter uma proximidade com os lojistas, porque a gente aprende muito. Eles estão na ponta, com a barriga no balcão.
CAMILA FIGUEIREDO
Gestora de marketing do Villagio Caxias
Já percebestes algumas diferenças e semelhanças entre os consumidores da Serra e de Santa Maria?
A gente consegue perceber algumas, sim, mas não são gritantes. Não se trata de oito ou oitenta. Aqui é um perfil de cliente família, jovens famílias, famílias com filhos pequenos, e é essa é uma semelhança muito grande com Santa Maria. São famílias que frequentam muito o shopping em busca de lazer, entretenimento, compras. Mas aqui tem uma região mais industrializada e economicamente mais ativa do que Santa Maria. Em Caxias a gente percebe um cliente com um nível social um pouquinho maior do que Santa Maria, mas não são coisas discrepantes.
Qual marca você pretende imprimir no shopping como gestora de marketing?
São duas coisas muito importantes que eu tento fazer no meu dia a dia: sempre ter uma proximidade grande com os lojistas, porque a gente aprende muito. Eles estão na ponta, no dia a dia atendendo ao cliente com a barriga no balcão, como se diz. Trabalhamos para mais de 150 lojas, não se consegue ter visão que o lojista tem dentro do estabelecimento, que fala com o cliente todo dia. Os lojistas, em diversos momentos, trazem muitos insights (ideias repentinas) que se pode executar no dia a dia, essa proximidade é superimportante. Tem a questão da aproximação com a comunidade e a realização de ações e eventos, que eu gosto muito dentro do nosso dia a dia do marketing. Conseguir realizar ação e trazer gente para o shopping, ter movimento, ver pessoas, aqueles dias que as coisas acontecem, que se consegue trazer coisas inéditas, ações incríveis que ficam como referência e marcadas na memória. Todo mundo tem alguma lembrança de criança ou algum momento da vida em algum shopping: uma atração musical, um desenho que gostava, assistiu um filme, coisas que a gente guarda para sempre. A gente gosta de marcar a vida das pessoas.
Algum evento programado para breve?
A gente está com uma agenda super-recheada para o segundo semestre. Várias coisas acontecendo, mas não posso falar todas. A gente ainda está fechando algumas coisas, mas vai ter um Natal muito legal no shopping, estamos fechando algumas parcerias legais. Entendemos que, fora o Natal de Gramado, claro, o nosso Natal do shopping é o que dá o start (abertura) no Natal na cidade e na região. Teremos parceiros muito legais, premiação, uma decoração muito linda. É isso que eu posso dar de spoilerzinho (resumo).