Networking, conhecimento e troca de experiências foram os motivos que levaram mais de 2,1 mil pessoas ao Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva para a 1ª Convenção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, nesta quinta-feira (10). A expectativa da entidade foi superada e, de acordo com o presidente, Eduardo Colombo, a ideia é que se torne um evento anual no calendário da entidade.
Com palestras sobre marketing digital, empreendedorismo, expansão de negócios e tendências, o objetivo do evento foi qualificar ainda mais os varejistas da região. Colombo pontua que a convenção surgiu da vontade da diretoria e da provocação sobre o protagonismo da CDL.
— Nós (CDL) somos grandes perto do que fazemos, mas muito pequenos perto do potencial que temos. Reunimos lideranças que pudessem tratar de temas que são do dia a dia do comerciante, desde o menor até as grandes redes. É a simplicidade de fazer o básico bem feito: o comércio é isso, ele é simples — avalia.
De acordo com o presidente, a ideia é de fortalecer o conhecimento dos associados, para que possam estar mais motivados e com mais elementos para desenvolver os negócios. Colombo diz que, ao qualificar os líderes, o comércio como um todo deve se qualificar mais.
— As lojas físicas não vão terminar, elas são a base de qualquer comércio. Precisamos estar no digital como ferramenta de suporte, então, precisamos fortalecer isso. Mas também precisamos fortalecer o atendimento, porque o cliente quer um bom atendimento e um local agradável — afirma.
Além das palestras, a Convenção da CDL também contou com a Feira de Negócios, com 16 estandes dos setores de comércio, serviço e indústria, sendo quatro das empresas parceiras do evento, Sicredi Pioneira, Unimed Nordeste, Marelli e Caxias Urbano. No local, os participantes puderam conhecer novos fornecedores e potencializadores para os respectivos negócios, fechar parcerias e trocar experiências.
A CDL também dispôs de um espaço institucional, com consultores comerciais para dar suporte e orientar sobre os benefícios que podem ser acessados pelos mais de 5,3 mil empreendedores associados à entidade. No local, os participantes também puderam aproveitar um jogo de interatividade para consulta de score de CNPJ's.
Conhecimento para amplificar negócios
Nas palestras que ocorreram durante a tarde, os mais de 2,1 mil participantes puderam compreender novos conceitos de marketing digital e como implementá-los nas empresas, por meio da palestra proferida pelo facilitador Marcus Vinícius Tonin, mais conhecido como "Marketeiro Confesso" nas redes sociais.
Mais tarde, foi a vez da sócia e diretora do grupo Hope, conceituada marca de lingeries, Sandra Chayo, de dividir as experiências enquanto herdeira de um legado construído por seu pai, Nissim Hara, fundador do grupo. Contou aos participantes sobre a missão de transformar a marca em uma referência no nicho e sobre as estratégias utilizadas ao longo dos anos, como o pioneirismo na gama de produtos, a inserção de marketing em novelas, parcerias com grandes nomes da moda, como Gisele Bündchen, e a primeira campanha publicitária do nicho de lingerie com uma modelo transexual.
O presidente da CDL, Eduardo Colombo, também dividiu o palco com o CEO da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Braier, para falarem sobre a expansão dos negócios locais e como aplicar aos pequenos negócios. Colombo relembrou que, mesmo as grandes redes um dia já foram pequenos comércios e, por isso, os empresários não devem ter receio do crescimento.
Momento de aprendizados
Para quem participou da convenção, o momento foi de aprendizado e muito business. Os irmãos Veridiana e Mateus Ocana, empresários na Ocana Business Hub, avaliam que foi uma oportunidade de conhecer pessoas e aproveitar da estrutura que a CDL ofereceu.
— O nosso principal objetivo é de evidenciar a nossa marca e começar a fazer com que seja melhor. Muita gente não conhece a gente aqui na Serra. A gente é uma empresa que já tem mais de 7 anos, só que não somos conhecidos aqui na região, então esse é o nosso principal objetivo: captação de clientes, mas principalmente evidenciar a marca — explica Mateus.
Para o gerente comercial da ANC Urbanizadora, Victor Enderle, além de prestigiar a primeira edição do evento da CDL, a ideia é de aprender com as palestras e escutar novas ideias e novos conceitos.
— Claro, também queremos fazer contatos, trocar cartões... Esse é o objetivo de estarmos aqui na feira hoje. Como na minha empresa eu trabalho com venda de imóveis, a gente está sempre aprendendo. Teve uma palestra sobre marketing, de como a gente deve se expor na rede social, por exemplo, e vamos buscar aplicar isso no dia a dia para a gente vender mais — afirma.
Da mesma forma, a analista de marketing do Prataviera Shopping, Elisa Ambrosi, avaliou a experiência como muito produtiva. Ela conta que os conteúdos das palestras vão ajudar no dia a dia do setor de marketing:
— Lá no Prataviera Shopping, a gente sempre tenta acompanhar como que o mercado está se moldando e, principalmente, na palestra sobre o marketing digital, a gente consegue trazer muita informação para dentro do shopping. Tanto nas redes sociais, com um outro viés, um outro olhar, sempre buscando atualização — avalia.
Cliente quer se relacionar com as marcas
Entre os palestrante, Marcos Finokiet, CEO da Finokiet Franquias e consultor empresarial, falou sobre temas relacionadas à jornada do consumidor na palestra “Varejo em Movimento: tendências e insights”. Especialista em modelos de negócios, franchising, varejo e expansão de redes, Finokiet enfatizou que o cliente quer se relacionar as marcas onde se sente mais à vontade, seja no meio físico ou digital.
Finokiet também defendeu a dica dada pelo empresário Eduardo Colombo, de fazer o básico bem feito, e citou a importância das lojas físicas como pontos de experiência sensorial. Ele destacou que o varejo está sempre em movimento, e que os empreendedores podem escolher se querem andar para frente, para o lado ou apenas ficaram parados.
— Com foco no consumidor, tendo nas lojas como ponto de relacionamento, personalização e uso da tecnologia as chances aumentam de ser bem-sucedido”, realçou, dando exemplos de redes que valorizam um atendimento mais humanizado — disse.
Superação e busca pela excelência
No apagar das luzes, o influenciador digital e empresário Joel Jota trouxe uma palestra que pode ser vista como uma lição de superação e busca pela excelência. O ex-nadador contou a sua história, desde que era atleta, e falou da importância de ser treinado para a competitividade para os desafios. Ele fez críticas à educação no Brasil que, segundo ele, não estimula a competitividade e nem para que as crianças aprendem a falar em público.
— O mundo é competição. Competitividade é diferente de rivalidade. O esporte traz esse sentido de forma muito natural, ensina a ter disciplina, resiliência, cair e levantar. Se eu puder dar uma dica é: coloque seus filhos para praticar um esporte e competir — provocou.
Joel compartilhou a história da família, que tem mais de 50 tios e 150 primos, e relatou a sua origem de pais nordestinos:
— Não importa de onde você veio, mas para onde você quer ir. Hoje posso dizer que sou rico, porque riqueza é tempo, saúde, dinheiro e paz, e eu tenho todas essas coisas.