Este conteúdo integra a coluna Caixa-Forte do jornal Pioneiro, que é produzida interinamente pela jornalista Juliana Bevilaqua
Boas ideias costumam surgir, também, a partir das dores das pessoas. São as dificuldades, geralmente, que impulsionam a busca por soluções para os problemas do dia a dia. Foi assim com o desenvolvedor de sistemas Ezequiel de Oliveira Tavares. O ano era 2017 e ele queria adotar um animal de estimação para o filho Miguel, mas encontrou alguns obstáculos, como o canil municipal estar sempre fechado no horário que ele poderia ir visitar o espaço.
A situação o deixou inquieto e ele resolveu aproveitar o conhecimento para criar um site que facilitasse a adoção.
— Me surpreendi com a quantidade de animais que estavam à procura de um lar e percebi que eles precisavam de uma vitrine — conta Tavares, que acabou adotando uma gatinha, a Pinta, em um feirinha.
Ele, então, desenvolveu a plataforma e apresentou o projeto para a prefeitura de Caxias, na época para uma parceria que não teria custos para o poder público. Mas a iniciativa acabou não avançando. Neste ano, resolveu colocar o projeto na rua, ou melhor, no ar. No site ConectPets, qualquer pessoa pode anunciar animais para adoção, basta se cadastrar, gratuitamente. É de responsabilidade de quem fez o anúncio retirá-lo caso o bichinho seja adotado. A plataforma tem ainda área para animais achados e perdidos. Em breve, terá espaço para denúncias de maus-tratos:
— Quero que se torne uma referência quando o assunto for adoção de animais.
O site está no ar desde fevereiro, mas somente agora Tavares passou a divulgá-lo. Ele pode ser abastecido por pessoas de qualquer parte do país, não somente de Caxias.