Mesmo sem a presença do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs), o Sindicato dos Metalúrgicos reuniu-se com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o desembargador Francisco Rossal de Araújo, no final da tarde desta quarta-feira (12). Uma audiência de conciliação havia sido marcada entre as entidades para negociação do dissídio da categoria em Caxias do Sul, mas foi cancelada pela ausência da entidade patronal.
Sem a audiência de conciliação, o Sindicato dos Metalúrgicos decidiu marcar uma manifestação para o sábado (15), às 9h30min, na Praça Dante Alighieri.
Já em nota assinada pelo presidente do Simecs, Ubiratã Rezler, uma audiência no TRT, em Porto Alegre, também é aguardada. Por conta disso, o encontro que ocorreria nesta quarta foi cancelado.
"Como não ocorreram avanços significativos nos índices apresentados, condizentes com a realidade econômica do setor, o Simecs está aguardando a audiência a ser realizada no TRT, em Porto Alegre, relativa ao Dissídio Coletivo de Natureza Jurídica e Econômica ajuizada pelo sindicato patronal", diz a nota do Simecs.
O sindicato dos trabalhadores reivindica um aumento salarial de 10%. A última proposta do Simecs, rejeitada pela categoria, foi de 4,74%.