Este conteúdo integra a coluna Caixa-Forte do jornal Pioneiro, que é produzida interinamente pela jornalista Juliana Bevilaqua
São Francisco de Paula foi o grande destaque da pesquisa do Sebrae RS e da Secretaria Estadual de Turismo, divulgada nesta semana — e assunto da coluna. O município da Região das Hortênsias foi o que mais teve aumento no número de turistas nos últimos anos: 80,67%. Pulou de 704.873 visitantes em 2019 para 1.273.482 em 2022.
São muitos os motivos que levam os turistas a São Chico, como a cidade é carinhosamente chamada, inclusive o birdwatching (observação de pássaros, em português). Com muitas espécies, a São Francisco ganhou até um serviço especializado. Desde 2018, Roberto Botelho é guia na região e já levou centenas de visitantes para observar e fotografar os animais.
— São Chico tem mais de 300 espécies. Tem algumas em extinção, como papagaio do peito roxo, papagaio charão, noivinha de rabo preto, veste amarela e arredio do gravatá, e são muito procurados pelos observadores — diz Botelho.
Proprietário da pousada Recanto da Mata há 12 anos, ele conta que foi instigado por alguns hóspedes a realizar a visitação guiada. Botelho, que já é guia de turismo, passou a estudar os pássaros e apostou no trabalho:
— Encontrei um nicho de mercado que não tinha aqui.
O guia oferece passeios para até três pessoas por R$ 250 (no carro dos visitantes) ou por R$ 550 (no carro dele). O número é limitado para não assustar as aves. Muito barulho, roupas de cores fortes e movimentos bruscos podem fazer com que os pássaros fujam.
Os visitantes com sorte podem encontrar também outros animais. Botelho conta já ter encontrado durante as vistas guiadas ouriço, gambá, graxaim, leão baio, quati, raposa, lebre, tatu e veado.
Paixão por animais
De Porto Alegre, Botelho quase foi veterinário. Prestou vestibular para o curso nos anos 1980, mas esbarrou no medo de sangue. Agora, na cidade que adotou para viver, consegue trabalhar com a sua paixão.
— O hobby virou trabalho. Eu sou muito grato porque sempre gostei de animais — agradece Botelho, que já guiou turistas de vários estados brasileiros e de dezenas de países como Suécia, Nova Zelândia, Inglaterra, Holanda, Canadá, Alemanha e Uruguai.