Esta segunda-feira, 12 de junho, Dia dos Namorados, é uma das datas mais importantes para vários setores do comércio e gastronomia: lojas de presentes em geral, vestuário, bebidas, doces, perfumarias, restaurantes, floriculturas... Mas, para os empreendimentos do ramo de motéis em Caxias do Sul, pode-se dizer que o Dia de São Valentim se equivale em movimento de clientes ao que as festas de fim de ano representam para as lojas. É nesta celebração que muitos casais procuram estabelecimentos que alugam suítes por algumas horas em busca de momentos especiais para vivenciar de forma íntima. Isso garante praticamente 100% da lotação dos motéis todos os anos neste dia e em datas arredores.
— O Dia dos Namorados é o nosso Natal. Junho e dezembro são os meses com maior movimentação — confirma a gerente executiva do motel Dubai, Nicole Lazzarotto.
E para tornar a experiência inesquecível, os empresários oferecem uma grande diversidade de opções para todos os bolsos. Tem opção para quem prefere ficar poucas horas ou até mesmo estender para um pernoite. Os motéis também costumam receber grandes quantidades pedidos de decorações especiais, muitas vezes para dar uma grande surpresa para parceiro ou parceira. E há também quem queira fugir do tradicional, caso de casais que já estão juntos há bastante tempo e estão em busca de uma noite especial para apimentar a relação.
Para ambos os casos, a rede de motéis de Caxias vem nos últimos anos passando por reformas e adaptações para atender a todos os públicos, unindo custos e benefícios. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Meio de Hospedagem e Gastronomia e em Turismo e Hospitalidade (Sintrahtur), Jair Ubirajara da Silva, o segmento "está em pleno vapor".
Silva salienta que o público deixou de procurar o motel apenas para momentos eróticos, já que o espaço é procurado nesta nova fase também para encontros mais românticos.
— O público do motel mudou nos últimos anos, portanto, obrigou o empresário a fazer mudanças também. Há ampliação de capacidade de quartos, de serviços ofertados. Hoje em dia tem café da manhã e demais tipos de alimentações disponíveis ao cliente — confirma o presidente.
Ainda segundo o sindicalista, diferentemente do público de 30 anos atrás, a procura dos motéis por mulheres vem aumentando. O público feminino deseja comemorar mais, ter um encontro mais romântico a dois em datas especiais, então o motel virou um atrativo. A demanda gera a expectativa de um segmento sempre ativo e avante, segundo Silva, garantindo que o público tenha disponível espaços diferentes, com tecnologia e conforto.
Já o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (Segh) destaca, conforme relato de empresários, que houve uma retração neste ano, como tem acontecido com vários segmentos. Mas a esperança é que ao longo de 2023 apresente uma melhora, já que o perfil do cliente vem mudando ao longo do tempo. Isso obriga os empresários a fazer melhorias estruturais. O cliente está buscando no motel outras experiências ligadas à gastronomia e hospedagem, seja em viagens de lazer ou a trabalho. A percepção do Segh é que o consumidor procura cada vez mais locais e serviços que atendam suas necessidades e superem as expectativas.
Conceito agora é viver uma experiência
A forte concorrência dentro do setor em Caxias do Sul obriga que os estabelecimentos se reinventem constantemente. O objetivo das empresas é oferecer mais do que um quarto para os encontros íntimos. Daiana Hoffmann, gerente dos motéis LUV em Caxias, confirma que a demanda por ter algo diferente proporcionou a ampliação da rede. O primeiro LUV foi instalado em 2007, nas proximidades dos Pavilhões da Festa da Uva. O espaço conta atualmente com 28 suítes, sendo sete com banheiras de hidromassagem. A estrutura do motel é mais compacta, com quartos menores e com o objetivo de ter maior rotatividade de clientes ao longo do dia, os quais costuma aproveitar no período entre uma e três horas.
Por outro lado, o segundo empreendimento da rede — que também tem estabelecimentos em Santa Catarina (Joinville e Blumenau) — abriu há cerca de um ano na saída de Caxias no sentido a Farroupilha e se chama LUV Gardens. Diferentemente do primeiro, esse foi criado com um conceito de alto padrão, com quartos maiores, sendo 25 suítes, todas com banheira e algumas incluem piscina e teto solar, na estrutura deixada pelo antigo motel Giro D'Água, pertencente agora ao mesmo proprietário do LUV.
— A ideia é ser o diferente, e para isso tu precisas oferecer algo diferente, que não tivesse em outro local. Oferecemos a cozinha 24 horas, aumentamos o número de horas ao pernoitar, emprestamos algo a mais para o conforto do cliente, essas são as estratégias — comenta a gerente.
Um dos diferenciais, segundo Daiana, é que o cliente que paga por 12 horas no pernoite ganha de brinde mais duas, totalizando 14. Com café da manhã incluso. Em qualquer horário do dia, o cliente pode pedir, através de um tablet no quarto, os pratos gastronômicos preparados na própria cozinha. O cliente também pode usar o chamado menu conforto para pedir mais cobertores, mascarás de dormir e outros adereços acessórios disponíveis sem custo adicional. Segundo a gerente, são os diferenciais que geram melhores expectativas de crescimento no novo empreendimento:
— Agora a gente quer colher o que foi plantado, vamos trabalhar para colocar em ordem, para ter sucesso e ser referência. O intuito é ir buscando a perfeição, que o cliente venha e se sinta satisfeito e volte. Tem que se destacar de alguma maneira, a nossa maneira é a qualidade.
No prédio perto dos Pavilhões, o perfil da maioria dos de clientes é de pessoas que usam o serviço por uma ou duas horas de permanência, totalizando 70%, enquanto que os pernoites contabilizam 10%. Já o Gardens, pela localização na saída da cidade, o percentual de uso do pernoite sobe, em média, para 16%, e a permanência por duas horas é a principal opção para 39%.
Nos períodos mais críticos da pandemia, a rede LUV teve uma queda de pernoites em cerca de 40%. De lá para cá os números, estão subindo aos poucos, mas ainda não atingiram o percentual da pré-pandemia. Até 2025, a direção ainda pretende abrir outras 15 suítes no LUV Gardens.
Clientes pegos pelo estômago: cozinha 24h
Outra opção para os namorados em Caxias do Sul buscou referências nos locais luxuosos palácios dos Emirados Árabes Unidos e de Las Vegas, nos Estados Unidos. Esse é o conceito decidido pelos sócios proprietários do Motel Dubai, no Bairro Santa Catarina. O empreendimento familiar foca em suítes temáticas.
— Na época, meu pai e os sócios viram na demanda local que faltava algo com novidades que fugissem do padrão. Por isso, as suítes temáticas foram a escolha e chamaram a atenção — conta relata a gerente executiva do estabelecimento, Nicole Lazzarotto.
Um exemplo que é uma atração à parte é a suíte 29, é mais conhecida como a Suíte dos Jogos. O ambiente conta com uma mesa de sinuca ao centro, jogos de dardos nas paredes, banheira de hidromassagem e outros objetos decorativos que remetem à diversão na badalada Las Vegas, cidade turística norte-americana de noite vibrante e entretenimento nos cassinos. O quarto é disparado o mais procurado. Prova disso é este Dia dos Namorados: assim que foi aberta a possibilidade de reservas, no dia 29 de abril, 13 casais já ficaram na fila de espera. Outras 38 suítes compõe o atual complexo, que fica localizado na Rota do Sol, perto do trevo de Monte Bérico.
Nicole salienta que a localização do motel é um ponto em destaque, pois não fica longe da área central e está ao lado da rodovia. Assim, consegue abranger o público caxiense e os viajantes. O pernoite tem sido a a opção de 30% dos clientes, sendo que o sistema rotativo, assim como normalmente acontece nos motéis, é o mais procurado: 70% preferem ficar entre uma e três horas. Desde a abertura do Dubai, há 12 anos, o pernoite vem crescendo gradativamente, com cerca de 15% de aumento só nos últimos cinco anos.
Esse crescimento de público que escolhe ficar mais horas no motel ainda é atrelado à cozinha. O empreendimento investiu em oferecer muitas opções gastronômicas preparadas em uma cozinha que funciona 24 horas, com três turnos de cozinheiros. Todo o o menu é preparado no próprio motel.
— Produzimos massa da pizza, lanches, saladas, enfim, temos pratos autorais como o filé à Dubai, que é um corte de carne filé com molho de cogumelos — exemplifica Nicole.
De acordo com a gerente, parte da clientela se fidelizou pela gastronomia. Algumas pessoas vêm ao motel para um jantar mais íntimo. Na visão dela, é um "custo-benefício", pois, ao se somar o preço de dormir em um hotel cinco estrelas com o valor pago na alimentação de um restaurante, ela acredita que é mais confortável ter as duas opções dentro de um quarto de motel. Todo o pedido de alimentação é feito com privacidade pelos clientes, por meio de um tablet touch no quarto.
Até o final do ano, o Dubai pretende finalizar as obras de uma suíte que deve comportar mais pessoas e servirá para fazer eventos como despedidas de solteiros, chá de lingerie, aniversários e outros. Os sócios também são os novos proprietários do Motel Aquarius, em Farroupilha, localizado às margens da ERS-122, onde em breve também prometem novidades.
Onde é o after? Motel também é um espaço para eventos
Um dos motéis mais tradicionais de Caxias do Sul, o Suíça, completa 35 anos de história em 2023. A família da Tatiane Teponti Rocha veio de Uruguaiana para expandir a rede de motéis. Aqui na Serra, no bairro Desvio Rizzo, o complexo tem 31 quartos de diversos tamanhos e modelos. Os quartos vão desde básicos, com apenas cama e banheiro, até suítes que comportam um grupo de pessoas.
Assim como nos estabelecimentos anteriores, a procura no Suíça é maior por clientes que preferem ficar poucas horas, em média 70%. O mais comum, segundo a proprietária Tatiane, é o cliente locar por duas horas. Os horários expandidos, como pernoite, são minoria, mas quando ocorrem são para eventos como noite de núpcias, aniversários, pedidos de namoro, entre outros.
A suíte mais procurada nestes casos é a Swing. A estrutura comporta até 12 pessoas e é utilizada todos os finais de semana para after ou festas mais íntimas.
— Quando a mulher quer fazer um chá de lingerie com as amigas e a maioria são casadas, então ela busca um local mais preservado para elas se divertirem sem que afete seus respectivos relacionamentos. Em vez de ir a um bar, por exemplo, elas locam a Swing — ressalta a proprietária.
Nestas ocasiões especiais, um dos serviços é decorar todo o espaço com a temática que a cliente pedir. Além de ofertar assessórios especiais, gerando conforto para a festa. Segundo Tatiana, o objetivo é que a pessoa saia da rotina e tente algo diferente. No mês de dezembro, por exemplo, devido a formaturas e comemorações de final de ano, a suíte foi decorada em todas as semanas do mês.
O motel, segundo Tatiane, teve um bom crescimento logo após as liberações das restrições da pandemia. Na época, as pessoas não tinham muito contato com o público e ainda estavam receosas em comer nos restaurantes. Por isso, o Suíça foi procurado para se ter acesso a um ambiente privado, fora da rotina e com acesso aos aplicativos de comida que traziam a refeição no motel. Essa prática permanece até os dias atuais. Até o começo de 2023, o Suíça já havia recuperado 90% da clientela que o visitava antes da pandemia de covid-19.
Motel oferece drive-in para passagens rápidas
Entre outras opções em Caxias também está o Motel Netuno, que funciona há 23 anos no bairro De Lazzer. A proprietária, Juliana Nizzola, conta que o maior fluxo de clientes foi em 2013, e atualmente estão retornando aos patamares anteriores ao período de restrições em virtude da covid-19.
Um dos diferenciais é oferecer o serviço para os casais que desejarem namorar rapidamente dentro do carro mesmo. Para isso, o Netuno oferece seis garagens que são utilizadas como drive-in. Nesses espaços, há uma estrutura para que o veículo fique coberto, com privacidade e há um banheiro para o uso dos clientes. Segundo Juliana, o tempo médio do público tanto no drive-in quanto nos apartamentos é de uma hora e meia.
O Netuno é mais compacto, não há cozinha e alimentação à disposição, apenas lanches rápidos como chocolates e salgadinhos. Devido ao foco do cliente ter uma passagem rápida pelo local, os 26 apartamentos são compostos por cama e chuveiro e apenas cinco suítes contam com banheira de hidromassagem e podem abrigar até seis pessoas.