O setor de serviços foi o que mais criou postos de trabalho no mês de março em Caxias do Sul. Foram 3.067 admissões contra 2.864 demissões no período, o que representa um saldo positivo de 203 vagas. O comércio ficou em segundo lugar, com 65 vagas geradas, e a indústria em terceiro, com apenas dois novos postos com carteira assinada.
Na análise geral, contudo, considerando todos os setores, o mercado formal de trabalho caxiense não foi bem no terceiro mês do ano: foram 8.519 pessoas admitidas e 8.620 desligadas. O resultado é um saldo negativo, com menos 101 carteiras assinadas — veja mais abaixo. Este foi o primeiro mês de 2023 com retração: janeiro e fevereiro tiveram saldo positivo, com 409 e 1,8 mil empregos criados, respectivamente. Os dados compõem o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (27).
À frente de uma franquia de cafeteria e confeitaria localizada no bairro Nossa Senhora de Lourdes, o empreendedor Fernando Antoniazzi de Souza observa dois cenários distintos para os negócios de alimentação atualmente: há mais movimento de clientes, contudo, é preciso lidar com o aumento dos insumos, como embalagens, achocolatados e o leite, por exemplo — os estabelecimentos que lidam com alimentos estão inseridos no grupo de serviços do Caged.
— Notamos uma melhora em relação ao ano passado, em termos de movimento. Por outro lado, sentimos um aumento nos insumos. As embalagens, por exemplo, mais que dobraram de preço no último ano. Então, temos trabalhado mais, mas com retorno menor — revela Souza.
Sobre a oferta de vagas de trabalho na cafeteria, o empreendedor diz que neste ano foram pelo menos três contratações, entretanto, aponta algumas dificuldades na hora de admitir novos funcionários:
— Falta qualificação. E como temos que trabalhar aos finais de semana, há funcionários que desistem (com o passar dos meses). Acabamos tendo uma rotatividade alta — lamenta.
Primeiro trimestre fecha com saldo positivo
Embora o mês de março tenha apresentado retração, com dados negativos em alguns setores, o mercado de trabalho formal caxiense teve saldo positivo no primeiro trimestre de 2023. O acumulado no período é de 2.140 carteiras assinadas no maior município da Serra.
Até o momento, fevereiro foi o que mês que se destacou, com a criação de 1.832 postos de trabalho. O setor responsável pela alta no segundo mês do ano foi a indústria, que teve saldo de 997 novos postos de trabalho. Na ocasião, foram contratados 3.372 trabalhadores e demitidos 2.375.
Já em janeiro, o cenário no "azul" foi puxado pelo setor de agropecuária, que teve a abertura de 405 postos de trabalho.
Sine terá ação especial na terça-feira (2)
Quem deseja ter a carteira de trabalho assinada, deve ficar atento a uma ação especial promovida pela agência do FGTAS/Sine de Caxias do Sul. Na próxima terça-feira (2), em comemoração ao Dia do Trabalhador, celebrado na segunda (1º), além do painel comum, representantes de ao menos cinco empresas ofertarão outras vagas. Haverá, por exemplo, entrevistas para vagas de auxiliar de cozinha, auxiliar de limpeza, auxiliar de segurança, ajudante de açougue, balconista, atendente de farmácia, chapista, garçom, operador de caixa, entre outros.
O horário das entrevistas, segundo a coordenadora da agência, Zenaira Hoffmann, é das 9h ao meio-dia, e das 13h às 16h. Haverá distribuição de senhas para atendimento a partir das 8h. É preciso levar documento com foto e, quem desejar, também pode comparecer com currículo em mãos.
Para esta sexta-feira (28), o painel conta com 179 vagas. As ofertas do dia seguinte podem ser conferidas antecipadamente no site da prefeitura. A agência está localizada na Rua Bento Gonçalves, 1901, Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Vagas em Caxias em março
Admissões: 8.519
Demissões: 8.620
Saldo: -101
Por setor
:: Agropecuária: -339
:: Indústria: 2
:: Construção: -32
:: Comércio: 65
:: Serviços: 203
Fonte: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).