Uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul identificou aumento na venda de produtos e serviços voltados para a área de educação, em comparação com os valores de 2022. A informação, divulgada nesta terça-feira (7), aponta que estabelecimentos voltados para a venda de materiais escolares registraram um incremento de 8,1% na comercialização dos itens. Lojas de uniformes escolares tiveram aumento de 7,7% e a procura por transporte coletivo privado, para a locomoção de estudantes, subiu 8,6%.
Conforme a CDL, outra pesquisa, relacionada à intenção de compras dos consumidores mostrou que no mês de janeiro deste ano, itens de papelaria e livrarias tiveram custo médio de R$ 247,50, enquanto que o setor de roupas foi de R$ 297 e a locomoção mensal de R$ 250.
Neste primeiro ano de aulas totalmente presenciais, lojistas perceberam que os consumidores fizeram pesquisas de preços e buscaram reaproveitar itens do ano passado para economizar. O mês de fevereiro foi o de maior movimentação atrás de materiais escolares.
Tecnologia e promoções em prol da economia
Na busca por alternativas para negociar valores e atrair o público, lojistas estão utilizando a tecnologia e fazendo vendas por aplicativos de mensagens. O formato tecnológico de atendimento teve aumento de 38,1%. Na questão de descontos, os comerciantes aumentaram as ofertas em 28,6%. Produtos divulgados nas redes sociais também registraram um crescimento de 19% e parceria de lojistas com colégios e escolinhas aumentou 4,8%.
Para os comerciantes participantes das ações, 47,6% perceberam que as iniciativas ajudaram um pouco nas vendas, enquanto 23,8% informaram que ajudaram muito. Outros 19,1% revelaram que as ações tiveram efeito abaixo do esperado. Ainda conforme a CDL, cerca de 9,5% dos estabelecimentos não fez nenhuma ação referente aos itens escolares.