Empreender, descobrir dons e oportunidades e até mesmo decidir qual profissão seguir ao vivenciar a experiência da vida corporativa. Este é um dos objetivos do programa Miniempresa Junior Achievement. O projeto é desenvolvido em Caxias do Sul pela Diretoria de Jovens Empresários da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Jovem), em parceria com a Associação Junior Achievement. Com cerca de 400 estudantes inscritos, será a primeira vez que as três maiores cidades da Serra vão aplicar o programa juntas. Caxias do Sul e Farroupilha já mantêm a parceria há cerca de 10 anos. Já Bento Gonçalves realizou edições anteriores, sem as demais cidades. Desta vez, estará integrada aos dois municípios.
— É o momento de start do programa na quinta, com conversas e um painel entre os estudantes que participaram da edição anterior e os inscritos para esta edição. Eles ficam frente a frente com os profissionais, os mentores, que acompanham as escolas. Esse momento, na verdade, já é um passo para iniciarem as jornadas nas escolas —explica o coordenador da Diretoria CIC Jovem, Júlio César Chiappin.
Chiappin ressalta que, até o final de abril, os estudantes que tiverem interesse em participar do programa ainda podem se inscrever.
— A gente sabe que às vezes nem todo mundo desperta interesse desde o início ou no momento do convite. Então, aqueles que verem os colegas e amigos participando e acharem bacana, ainda podem entrar. Eles têm até a quarta semana de encontros. Quando começa a produção, também começam a voar os projetos na região — ressalta o coordenador.
A partir da próxima semana iniciam os encontros semanais nas escolas para definir quais são os projetos que vão ser desenvolvidos. Ele destaca ainda que a CIC Jovem atua como um braço da Junior Achievement, que desenvolveu a metodologia e idealizou o programa.
— A gente está envolvendo não somente as escolas de Caxias, mas também de Farroupilha e de Bento Gonçalves. Temos em torno de 20 instituições participando, somando os três municípios. O programa está disponível tanto para as escolas públicas como privadas.
O programa
Chiappin ressalta ainda que, para muitos jovens, o Programa Miniempresa é o primeiro contato com o mercado de trabalho. Ele ressalta que o aprendizado vai além da parte técnica relacionada à gestão empresarial, promovendo também habilidades e competências que os preparam para serem profissionais diferentes no mercado.
Cada escola participante forma uma turma ou miniempresa, por colégio, em Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Em Farroupilha, vão ser três miniempresas em quatro escolas. No programa, os alunos viram achievers (termo em inglês para empreendedores) e precisam criar o negócio do zero, contando com marca, logotipo, missão, valores e um produto. Para isso, em 15 encontros, eles têm ajuda de empresários voluntários, chamados advisers (conselheiros).
Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Como na vida real, eles definem o produto, constituem a miniempresa, com eleição da presidência, planejam e atuam em todas as áreas, produzem e vendem o produto, além de apurar os resultados. Eles são orientados pelos profissionais das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção.
Premiação em 2022
Em 2022, a miniempresa criada por 21 alunos da Caminho Rede de Ensino alcançou destaque latino-americano e ficou entre as três melhores iniciativas ao participar da Company of The Year (COY), competição anual de miniempresas realizada pela Junior Achievement Americas. A Umbag, uma união das palavras em inglês umbrella (guarda-chuva) e bag (bolsa) vendeu 301 porta guarda-chuvas para automóveis e reverteu em 30% o investimento de R$ 20 realizado por cada uma das 100 pessoas que compraram as cotas da miniempresa. O modelo ainda venceu como melhor gestão de marketing e relatório e alcançou o posto de segunda melhor miniempresa do Estado. Em nível nacional, a Umbag desbancou concorrentes, entre eles dois cases gaúchos.
Informações
Para saber mais sobre o projeto basta entrar em contato pela página do Instagram do @cicjovem e conversar com o coordenador do programa Miniempresa, Arthur Martinelli.
Etapas do Programa Miniempresa
- Definição do produto
- Eleição da diretoria
- Criação da linha de produção
- Preparação para a Feira de Miniempresas
- Exposição das miniempresas na feira
- Realização de ações sociais
- Entrega dos resultados
- Formatura e premiação