Dá para ser feliz com pouco dinheiro. Mas como adquirir sabedoria para crescer, ter mais dinheiro e bem-estar? Com o tema “Ricos, Sábios e Felizes” o caxiense Ricardo Dutra Pereira comandou uma palestra na tarde de quinta-feira (10) no Colavoro Sanvitto, no centro de Caxias do Sul. A atividade fez parte da Semana do Empreendedorismo que começou no dia 5 e segue até esta sexta-feira (11). Atuante na área de investimentos, o administrador de empresas de 40 anos fez MBA em mercado de capitais e atualmente frequenta o curso de Economia na UCS.
- Sem sabedoria você tem dinheiro e não alcança a felicidade. O sucesso financeiro tem de estar acompanhado da felicidade. Muitos investidores têm patrimônio, mas não são pessoas realizadas. Junto com o crescimento econômico deve vir o bem-estar - aconselha Dutra.
O administrador trabalhou em alguns dos principais bancos do Brasil até abrir, em 2018, seu escritório de assessoria em investimentos:
- Eu era feliz nos bancos que trabalhei, mas tinha habilidades que poderiam me ajudar a crescer e ter meu próprio negócio.
Confira as principais dicas de Ricardo Dutra para ter dinheiro e ser feliz:
:: Busque, em primeiro lugar, sabedoria. Use o dinheiro que você tem guardado para investir em aprimorar seus conhecimentos. Guarde para estudar, para fazer uma faculdade. Contrate o melhor profissional da sua área de interesse, para que possa te ensinar os primeiros passos.
:: Tenha foco. Saiba dar o próximo passo, encerre ciclos e inicie novos, sem deixar de desfrutar da vida .
:: Carro e casa para quê? Depois de juntar dinheiro, não saia comprando carro, não é o melhor investimento, vá de Uber, é mais barato. Não compre logo uma casa. Provavelmente ela vai ser pequena, depois a família cresce e você vai ter de comprar uma maior, se endividando ainda mais.
:: Estética traz felicidade. Não adianta ter renda e ter uma cadeira quebrada na sua casa. Invista no imóvel, deixe tudo em dia, como melhor lhe agradar.
:: Forme patrimônio e renda. Ouro não dá renda. Melhor investir em ações de bancos e empresas mais consolidadas no mercado financeiro.
:: Saiba a hora de parar. Quanto é suficiente? Nem muito e nem pouco. Imponha limites.
:: É errado olhar para o vizinho. Não compre uma casa na praia ou uma chácara só porque o vizinho tem. Terreno não traz renda, te dá mais despesas com manutenção e impostos. Por exemplo, melhor aplicar este valor de 500 mil reais a 1% ao mês. Você vai ter cinco mil reais. E vai poder tirar um fim de semana em Gramado, jantar num restaurante que custa 300 reais, vai gastar uns R$ 1,5 mil no fim de semana e se satisfazer bem mais do que ter de viajar à praia ou à chácara.
:: Tenha atitude. Não adianta ter apenas conhecimento e habilidades. A atitude é que vai te promover. A falta dela vai te demitir.
A palestra também serviu de auxílio para quem tinha dúvidas sobre o melhor investimento nos dias de hoje. O músico Anderson dos Santos Lima, de 42 anos, é uma figura conhecida por fazer parte da Orquestra de Caxias do Sul. Há pouco mais de um mês, Anderson se interessou em mercados financeiros e investiu no tesouro e em fundos imobiliários. Como está apenas começando na área, buscou na palestra com Dutra informações importantes para fazer as escolhas certas.
- Me emocionei. A palestra ajudou a ver fora da caixinha. O título da palestra (Ricos, Sábios e Felizes) já é algo atrativo e o conteúdo me mostrou como entender melhor meus objetivos e como agir no mercado financeiro, destaca.
Semana se encerra nesta sexta-feira (11)
A Semana Municipal do Empreendedorismo teve como principais destaques, na programação de sua 12ª edição, palestras, homenagens e eventos presenciais e virtuais, além de exposições de negócios. Estiveram em pauta assuntos como economia, poder judiciário, cultura, gastronomia, além da entrega do Prêmio Jovem Talento Empreendedor. De acordo com Élvio Gianni , secretário do Desenvolvimento Econômico e Inovação, os temas difundiram a cultura empreendedora em Caxias.
- Temos um dna muito forte de empreendedorismo. Corre na nossa veia o sangue de empreendedor. A grandeza de Caxias do Sul se deve ao empreendedor. Costumo dizer que não existe social sem a e emissão de nota fiscal. É fundamental criar políticas públicas para facilitar o empreendedorismo e ter na inovação o meio para o desenvolvimento econômico, aponta.
A Semana do Empreendedorismo encerra nesta sexta-feira (11) com o tema “Bom-dia TI e Homenagem às empresas”, a partir das 8h, no Restaurante da CIC.