Faltando menos de uma semana para a estreia do Brasil na Copa do Mundo, o clima do maior evento do futebol mundial anima o comércio e também movimenta bares e restaurantes. Em Caxias do Sul, estabelecimentos adotam estratégias para vender mais e também incentivar os torcedores a acompanharem juntos as partidas da Seleção Brasileira na competição, que começa no domingo (20), no Catar.
E se acompanhar os jogos de perto, no Oriente Médio, é um privilégio para poucos, qualidade para assistir à Seleção em uma televisão nova para se sentir mais próximo do Mundial é uma alternativa para muitos. Neste ano, pela primeira vez, a Copa do Mundo será realizada entre os meses de novembro e dezembro, coincidindo com a chegada das compras de Natal e das promoções da Black Friday — normalmente o Mundial é no meio do ano, esse período é verão no Catar, onde as temperaturas passam dos 40°C.
Em uma loja de eletrodomésticos de Caxias do Sul, os descontos em televisões que seriam aplicados apenas no final do mês, na Black Friday, foram antecipados para a primeira quinzena de novembro. Estratégia que busca garantir com que os clientes em busca de uma televisão nova fechassem a compra justamente para acompanhar os jogos da Copa do Mundo.
— A Copa começa agora dia 20, então a gente não pode esperar até a sexta-feira, dia 26 (de novembro), da Black Friday. Por isso, antecipamos as ofertas. A procura está grande, os clientes estão entendendo que não precisam esperar iniciar a Copa e somente no final de semana vim procurar uma TV nova — contou o gerente das Lojas Colombo, Éverson Soares.
Além das televisões, que variam de 24 até 85 polegadas, o evento esportivo ajuda a movimentar outros setores da loja, aumentando a venda de sofás, estantes e painéis.
— Tem clientes comprando TV menores para colocar no quiosque, tem clientes que estão reformando a sala e isso gera bastante movimento em outros itens na loja — revela.
A aposentada Ivanir Pereira de Souza e o pequeno Alessandro, 7 anos, garantiram a televisão nova da família e saíram da loja prontos para estrear o aparelho.
— (Compramos) Para assistir a Copa melhor, e já estava na hora. A outra (televisão) estava velha e aproveitei a promoção — contou.
O metalúrgico Jonis Gomes está pesquisando antes de comprar.
— Estamos analisando bem direitinho tudo. Mas é muito bom, muito bom justo na Copa pra gente pegar e assistir no conforto de casa —afirmou.
Não é somente na venda de televisores que o comércio se aquece com o evento. Uma loja de roupas infantis criou um setor exclusivo para concentrar os artigos de vestuário alusivos à Copa. Tem vestuário nas cores do Brasil e até mesmo com o mascote da competição.
Além de acessórios para que os torcedores façam barulho. A demanda é tanta que o estoque vai precisar ser reforçado.
— Já acabou quase tudo. A gente está repondo mais itens na próxima semana. Veio essa procura principalmente para idades até quatro anos que vão estar aí tendo a sua primeira Copa, então os pais gostam de ter esse carinho, ter essa torcida junto para ter como uma recordação de primeira Copa também — destaca o gerente da loja Cresci e Perdi, Layon Felipe Pereira.
Quem também comemora a chegada da Copa do Mundo são os bares e restaurantes. Uma hamburgueria de Caxias do Sul vai abrir mais cedo nos dias de jogos da Seleção Brasileira. E aposta em uma gratificação para atrair o público: uma rodada de cerveja de graça a cada gol do Brasil. Pensando em atender uma demanda maior, o dono do estabelecimento, Gustavo Libardi, apostará em contratações.
— Essas atrações e bonificações para os clientes são importantes pra nós, porque a gente consegue atrair novos clientes. Eles vêm aqui e, depois que eles vêm e conhecem a casa, acabam ficando, né, então todo o cliente novo que entra pela porta é muito importante — avalia.
Essas estratégias são bem-vindas, segundo a diretora-executiva do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Caxias do Sul (SHRBS) Região Uva e Vinho, Márcia Ferronato. O órgão identificou que dezenas de estabelecimentos na cidade farão ações, como montagem de telão para exibir os jogos, descontos, lanches exclusivos, entre outros.
— Toda a atividade que gera esse movimento, no mínimo, vai trazer visibilidade para o empreendimento. E também é importante porque isso mostra o olhar né do próprio empresário, olhar estratégico do seu negócio — avalia.