Economia

Catar é aqui
Notícia

Lojas e bares de Caxias adotam estratégias para vender mais e atrair torcedores durante os jogos da Copa do Mundo

Varejo antecipa descontos da Black Friday para que torcedores assistam aos jogos do Mundial em uma televisão nova

Leonardo Portella

Enviar emailVer perfil
Neimar De Cesero / Agencia RBS
Venda de televisores está em alta em uma loja de eletrônicos e eletrodomésticos de Caxias do Sul

Faltando menos de uma semana para a estreia do Brasil na Copa do Mundo, o clima do maior evento do futebol mundial anima o comércio e também movimenta bares e restaurantes. Em Caxias do Sul, estabelecimentos adotam estratégias para vender mais e também incentivar os torcedores a acompanharem juntos as partidas da Seleção Brasileira na competição, que começa no domingo (20), no Catar

E se acompanhar os jogos de perto, no Oriente Médio, é um privilégio para poucos, qualidade para assistir à Seleção em uma televisão nova para se sentir mais próximo do Mundial é uma alternativa para muitos. Neste ano, pela primeira vez, a Copa do Mundo será realizada entre os meses de novembro e dezembro, coincidindo com a chegada das compras de Natal e das promoções da Black Friday — normalmente o Mundial é no meio do ano, esse período é verão no Catar, onde as temperaturas passam dos 40°C. 

Em uma loja de eletrodomésticos de Caxias do Sul, os descontos em televisões que seriam aplicados apenas no final do mês, na Black Friday, foram antecipados para a primeira quinzena de novembro. Estratégia que busca garantir com que os clientes em busca de uma televisão nova fechassem a compra justamente para acompanhar os jogos da Copa do Mundo. 

— A Copa começa agora dia 20, então a gente não pode esperar até a sexta-feira, dia 26 (de novembro), da Black Friday. Por isso, antecipamos as ofertas. A procura está grande, os clientes estão entendendo que não precisam esperar iniciar a Copa e somente no final de semana vim procurar uma TV nova — contou o gerente das Lojas Colombo, Éverson Soares. 

Além das televisões, que variam de 24 até 85 polegadas, o evento esportivo ajuda a movimentar outros setores da loja, aumentando a venda de sofás, estantes e painéis.  

— Tem clientes comprando TV menores para colocar no quiosque, tem clientes que estão reformando a sala e isso gera bastante movimento em outros itens na loja — revela. 

Reprodução / RBS TV
Ivanir e o filho Alessandro levaram uma televisão nova

A aposentada Ivanir Pereira de Souza e o pequeno Alessandro, 7 anos, garantiram a televisão nova da família e saíram da loja prontos para estrear o aparelho. 

— (Compramos) Para assistir a Copa melhor, e já estava na hora. A outra (televisão) estava velha e aproveitei a promoção — contou.  

O metalúrgico Jonis Gomes está pesquisando antes de comprar. 

— Estamos analisando bem direitinho tudo. Mas é muito bom, muito bom justo na Copa pra gente pegar e assistir no conforto de casa —afirmou.  

Não é somente na venda de televisores que o comércio se aquece com o evento. Uma loja de roupas infantis criou um setor exclusivo para concentrar os artigos de vestuário alusivos à Copa. Tem vestuário nas cores do Brasil e até mesmo com o mascote da competição. 

Além de acessórios para que os torcedores façam barulho. A demanda é tanta que o estoque vai precisar ser reforçado. 

— Já acabou quase tudo. A gente está repondo mais itens na próxima semana. Veio essa procura principalmente para idades até quatro anos que vão estar aí tendo a sua primeira Copa, então os pais gostam de ter esse carinho, ter essa torcida junto para ter como uma recordação de primeira Copa também — destaca o gerente da loja Cresci e Perdi, Layon Felipe Pereira. 

Reprodução / RBS TV
Gustavo preparou o estoque de cerveja: a cada gol do Brasil, uma rodada de chope grátis para os clientes que assistirem ao jogo na hamburgueria que ele comanda

Quem também comemora a chegada da Copa do Mundo são os bares e restaurantes. Uma hamburgueria de Caxias do Sul vai abrir mais cedo nos dias de jogos da Seleção Brasileira. E aposta em uma gratificação para atrair o público: uma rodada de cerveja de graça a cada gol do Brasil. Pensando em atender uma demanda maior, o dono do estabelecimento, Gustavo Libardi, apostará em contratações. 

— Essas atrações e bonificações para os clientes são importantes pra nós, porque a gente consegue atrair novos clientes. Eles vêm aqui e, depois que eles vêm e conhecem a casa, acabam ficando, né, então todo o cliente novo que entra pela porta é muito importante — avalia.

Essas estratégias são bem-vindas, segundo a diretora-executiva do  Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Caxias do Sul (SHRBS) Região Uva e Vinho, Márcia Ferronato. O órgão identificou que dezenas de estabelecimentos na cidade farão ações, como montagem de telão para exibir os jogos, descontos, lanches exclusivos, entre outros. 

— Toda a atividade que gera esse movimento, no mínimo, vai trazer visibilidade para o empreendimento. E também é importante porque isso mostra o olhar né do próprio empresário, olhar estratégico do seu negócio — avalia.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Esporte e Cia

00:00 - 03:00