Gramado deverá ter dois aquários turísticos nos próximos anos. Foi anunciado nesta sexta-feira (2) o projeto Gramado Aquarium, do Grupo Oceanic, de Santa Catarina. A empresa possui um parque em Balneário Camboriú, inaugurado em 2020, e expandirá as operações para a Região das Hortênsias. A apresentação do Gramado Aquarium foi entregue ao Ministro do Turismo, Carlos Brito, durante visita à unidade catarinense nesta sexta.
O investimento inicial, segundo a empresa, é de R$ 80 milhões e a expectativa é de gerar 200 empregos diretos, além de diversas oportunidades para profissionais da área, como veterinários, biólogos, oceanógrafos e zootecnistas.
A nova atração turística da Serra contará com mais de 40 habitats e cerca de 200 espécies de animais de água doce e salgada. Os visitantes, durante o passeio, poderão conhecer a biodiversidade existente nas águas quentes da floresta tropical, além de desvendar a beleza dos ambientes gelados e polares, e mergulhar nos mistérios existentes nos oceanos.
Segundo a empresa, a obra foi totalmente pensada para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Boa parte da estrutura será de materiais metálicos, painéis térmicos e com uso de energias renováveis, em um terreno já adquirido com mais de 100 mil metros quadrados, onde a maior parte da área será preservada.
Não há uma data para o início das obras. A próxima etapa, segundo a empresa, é protocolar o projeto nos órgãos responsáveis. A obra começará assim que todas as licenças estiverem aprovadas. A expectativa é que seja concluída em até um ano e meio após o início.
Esse é o segundo aquário anunciado em Gramado. Outro parque, desta vez da empresa Seaquarium Brasil, está previsto para ser inaugurado até 2025.