Depois de ser cancelado devido à neblina nesta terça-feira (19) em Caxias do Sul, o voo da Latam entre a Serra e o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, foi inaugurado. O Airbus A-319, com 140 lugares, decolou do aeroporto paulista às 8h10min e pousou no Hugo Cantergiani às 9h25min.
Logo após o pouso, a aeronave passou pelo tradicional batismo, um banho com jatos de água lançados de caminhões de bombeiros. Ao todo, 123 passageiros desembarcaram na cidade no voo inaugural.
A decolagem para o retorno a São Paulo ocorreu cerca de 40 minutos depois, às 10h06min. O deslocamento contou com 106 passageiros. O pouso na capital paulista está previsto para as 11h28min.
— Foi um show. Até ficamos emocionados, é um crescimento para a cidade — observa André Roberto D'Agostini, coordenador do aeroporto de Caxias.
Com a neblina registrada em Caxias do Sul nesta terça-feira (19) a previsão do voo chegou a ser mantida, embora com atraso. No início da tarde, porém, houve a confirmação de cancelamento da viagem por conta do tempo. Por conta disso, a distribuição de vinho e a apresentação de um saxofonista, previstas para a recepção dos passageiros na terça, acabou não ocorrendo na quarta.
Inicialmente, a ligação estava prevista para começar em abril, mas companhia acabou adiando a estreia por conta da alta do preço dos combustíveis. As viagem serão diárias, com decolagem em São Paulo às 8h e partida de Caxias do Sul às 10h10min. Embora o primeiro voo tenha ocorrido com uma aeronave Airbus A-319, a previsão é que os deslocamentos ocorram com o modelo A-320, com capacidade um pouco maior, para 176 passageiros.